Tal como ocorreu com a compra de vacinas contra a covid-19, a União Europeia (UE) irá avançar para uma compra conjunta de vacinas e antivirais, recebendo um stock limitado de vacinas de terceira geração ainda este mês.

O anúncio foi lançado na semana passada pelo coordenador de vacinação sueco Richard Bergstrom, que avançou ao jornal Dagens Nyheter que “deveremos ter um contrato pronto numa semana, aproximadamente, e talvez algumas entregas limitadas em junho”. Entretanto, sabe-se ainda que a fornecedora da vacina será a farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic, e os antivirais serão o tecovirimat e o VMPX.

Portugal também já aderiu à compra da UE. O anúncio da compra conjunta foi dado por Margarida Tavares, porta-voz da Direcção-Geral da Saúde (DGS) para este surto, ainda no final de maio, e o contrato será assinado esta semana.

De acordo com os dados mais recentes à data da publicação, Portugal já conta com 138 casos confirmados de varíola dos macacos, e a DGS confirma que “todas as infeções confirmadas são em homens entre os 20 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos”.