A Siemens em parceria com a Introsys criou um um sistema de localização de veículos em tempo real para a fábrica da Volkswagen Autoeuropa. A solução possibilitará a gestão de equipamentos logísticos na zona de produção da fábrica.

A Volkswagen Autoeuropa para solucionar o seu problema de gestão de veículos dentro da fábrica, expôs a ideia de criar um sistema de localização à Siemens, uma vez que muitos dos automóveis na empresa se conduzem sozinhos quando transportam peças e materiais para as linhas de montagem. Além disso, a marca produz cerca de 200.000 viaturas por ano, o que origina um trânsito caótico, sobretudo nos cruzamentos onde, por hora, passam cerca de 120 veículos (autónomos e operados manualmente).

Luís Bastos, responsável pela Siemens Digital Industries em Portugal, indica que “toda a tecnologia de localização e comunicação já existia no portefólio da Siemens. Mas a programação para estes sistemas específicos na Volkswagen Autoeuropa teve de ser desenvolvida de raiz”.

A Siemens, por sua vez, ao colaborar com a Introsys, uma empresa portuguesa de serviços especializada na indústria automóvel, permitiu vigiar e controlar o trânsito aprimorando rotas e incrementando a segurança. Esta empresa para desenvolver esta iniciativa forneceu tanto o hardware, software, bem como a engenharia, já a Introsys facultou o desenvolvimento, a programação e a implementação do software.

Os veículos autónomos conseguirão assim ser localizados em tempo real independentemente de onde estejam. Além disso, estes automóveis são capazes de identificar os semáforos e cruzamentos existentes, obedecendo à velocidade imposta pela fábrica.

De acordo com Nelson Alves, o Sales Manager da Introsys para a Indústria 4.0, “foi essencial compreender bem o problema e a necessidade da Volkswagen Autoeuropa. A Introsys, com o seu já longo currículo na indústria automóvel, e em particular nas fábricas Volkswagen, provou aqui ser uma mais-valia na adequação da solução à tarefa. Para os desafios que se seguiram tivemos que desenvolver toda a parte de controlo e comunicação entre o SIMATIC RTLS e o chão-de-fábrica, numa solução verdadeiramente inovadora tendo em conta o caráter emergente da tecnologia.”9

É de referir que esta solução juntou o sistema SIMATIC RTLS da Siemens, ligado a controladores industriais e ao software Location Intelligence, permitindo o processamento dos dados de trânsito e uma gestão imediata dos pontos de referência virtuais da fábrica. Isto fará com que se evitem acidentes, congestionamentos e áreas bloqueadas no processo de transporte de materiais para a linha de produção.

Diogo Graça, Especialista de Planeamento Logístico da Volkswagen Autoeuropa, realça que “a fábrica de Palmela foi inovadora no grupo ao aplicar esta solução para o controlo de equipamentos logísticos na zona de produção”. Atualmente, a Volkswagen Autoeuropa está a coordenar, em tempo real, cerca de 90 ativos logísticos, sendo esta tecnologia aplicada a todo o tipo de veículos. “Graças aos bons resultados alcançados com este projeto, estamos a planear aplicar esta tecnologia a outras áreas logísticas da fábrica”, acrescentou.