A CMA CGM e a Air France-KLM anunciaram uma parceria comercial estratégica de longo prazo no mercado da carga aérea. Em consequência, a CMA CGM também se torna acionista na Air France-KLM possuindo até 9% do capital social do grupo.

O acordo inicial tem a duração de 10 anos, podendo prolongar-se por mais. Com este negócio, ambas as empresas irão combinar as suas redes de carga complementares, capacidade total de carga e serviços dedicados, com o objetivo de criar uma oferta mais competitiva no setor. De acordo com o CEO da Air France-KLM, Benjamin Smith, esta parceria é “um marco que fortalecerá e expandirá significativamente a posição do Grupo na indústria de carga aérea”, referindo que está “extremamente satisfeito que esta parceria comercial com a CMA CGM tenha resultado na decisão de investir diretamente no Grupo Air France-KLM”.

Os dois grupos operarão apenas a capacidade dos aviões de carga das respetivas companhias aéreas, compreendendo de forma inicial uma frota com 10 aviões de carga, ou seja, seis aviões do Grupo Air France-KLM (que se encontram no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle e no aeroporto de Amsterdã Schiphol), tendo, ainda, quatro encomendas pendentes de aviões. Os restantes 12 aviões serão encomendados, quatro deles aeronaves de carga da CMA CGM Air Cargo e oito das aeronaves são encomendas adicionais pendentes (duas destas poderão ser operadas pela Air France-KLM).

Os grupos desejam assim que esta estratégia possa aumentar as suas receitas, combinando a experiência e os recursos em frete aéreo da Air France-KLM, apoiados por uma rede global de carga como a da CMA CGM. Desta forma, segundo o CEO da CMA CGM, Rodolphe Saadé, esta “parceria está totalmente alinhada com a estratégia da CMA CGM e sua ambição de se tornar líder em logística integrada, em benefício dos seus clientes. Por meio da nossa participação na empresa, a Air France-KLM poderá contar connosco para apoiar seu desenvolvimento futuro”.