A Toyota Material Handling Europe já lançou o seu novo empilhador elétrico Traigo24. Este empilhador elétrico contem três rodas e foi desenhado para operações simples em espaços congestionados ou estreitos garantindo ao operador uma excelente ergonomia. Todos os modelos contém energia de iões de lítio, promovendo a eficiência energética.

Maria Gener, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Material Handling Europe, explica a necessidade de criar este novo empilhador elétrico: “os nossos mais recentes empilhadores Traigo80 permitem realmente que os clientes de aplicações intensivas, migrem para a energia elétrica, sem comprometer o desempenho. E agora, os nossos novos modelos compactos Traigo24 vêm facilitar o uso ocasional para aplicações compactas. Somos capazes de dar resposta a todas as necessidades”. De facto, é de salientar que o Traigo24, empilhadora elétrica compacta e contrabalançada, marca pela diferença da sua proteção superior e contrapeso que facilita as operações de manuseamento dos materiais.

A empresa desvenda que “existe uma forte procura dos clientes por empilhadores elétricos CB, com diferentes requisitos, dependendo das cargas que estão a ser movimentadas” e por isso, a sua principal preocupação foi a manobrabilidade amigável destes novos empilhadores elétricos, adequados para aplicações desde leves até média intensidade, de maneira a não comprometer a sua confortabilidade, fiabilidade e segurança.  É possível ainda escolher modelos com capacidades de 1.0, 1.25 ou 1.5 toneladas com elevação de garfos até 6,5 metros.

O objetivo deste modelo, que tem a sua gama elétrica de 24 volts disponível com baterias tradicionais de chumbo-ácido ou com a tecnologia de iões de lítio, é precisamente permitir a máxima eficiência energética ao mesmo tempo que se reduz as emissões de CO2 e os seus custos em energia. Relativamente à tecnologia de iões de lítio existem diferentes packs inteligentes de energia, de forma a permitir que os clientes calculem a combinação ideal de bateria e carregador que melhor se adapte aos mesmos, tendo em consideração os tempos de operação e as suas pausas durante o turno de trabalho.

Características particulares do Traigo24

Primeiramente o design do chassi extremamente compacto foi pensado especificamente para áreas confinadas e apertadas de modo a empilhar cargas em corredores estreitos. Além de poder operar no interior e casualmente no exterior, o Traigo24 oferece diferentes opções de cabine, como cabine de lona, ​​cabine sem portas ou para-brisas dianteiro e tejadilho, assegurando o máximo conforto e eficiência do operador. Assim, o Toyota Traigo24 para conseguir fazer estas manobras garantiu como principais atributos agilidade, facilidade de uso e eficiência para manuseamentos simples e ocasionais. Os vários recursos ergonómicos existentes combinados para melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade atestam uma maior confortabilidade ao condutor.

Especificando, o tablier foi redesenhado para proporcionar uma ótima visibilidade para a frente como, também, foi inserido mais espaço para o operador colocar os pés, com um novo layout dos pedais e coluna de direção basculante com memória de posição. Os operadores podem optar por escolher o tipo de comandos hidráulicos que preferem para realizar o seu trabalho: mina alavancas, uma unidade de controlo multifunções ou as alavancas standard do lado do operador. Aliás, o display integrado que é de fácil acesso fornece informações operacionais importantes, tais como altura de elevação, peso da carga e posição do mastro. Algumas funcionalidades que estão disponíveis com o sistema de gestão de frotas I_Site são: Código PIN/ Smart Access, ambos integrados no tablier junto ao display, autorizando o acionamento do empilhador apenas aos operadores com um código PIN ou Smart card.

Todos os empilhadores elétricos Traigo24 estão equipados de série com o exclusivo Sistema de Estabilidade Ativa (SAS) da Toyota para estabilizar o empilhador, protegendo o operador e a carga ao manobrar de virar e elevar. O Traigo24 lançou ainda dois novos mastros, os mastros FV e FSV, ambos com acrescida visibilidade para a pontas dos garfos, possibilitando o manuseamento das cargas em ambientes de trabalho de teto baixo. Tendo em mente a redução do consumo energético estão disponíveis luzes LED dianteiras e traseiras como opcionais, opção mais segura para operações em áreas mais escuras.