A Too Good To Go, aplicação B2C com a missão de reduzir o desperdício alimentar, lança o seu segundo relatório de impacto anual, de modo a analisar como está a ser o desenvolvimento da empresa tendo em conta 5 pilares: app, public affairs, educação, negócios e agregados familiares. Agora, a Too Good To Go alcança o estatuto Carbon Neutral+, um selo atribuído pela Planetly que tem como compromisso apoiar diversos projetos de neutralização de emissões de CO2 e CO2e.

A empresa, lançada nos países europeus em 2021, disponibiliza diversas Magic Boxes com os mais variados produtos entre os 2.99€, 3.99€ ou 4.99€. Por cá, marcas como Auchan, Padaria Portuguesa, Danone, Continente, Hussel, Minipreço, Go Natural, Nestlé, Fnac Café ou Super Bock, entre muitas outras, já aderiram à aplicação.

Olhando para os seus registos, a empresa chegou a emitir 2.475 toneladas de CO2e. Desse modo, comprometidos com a suas práticas de negócio, a empresa criou um plano de ação para reduzir a sua pegada de carbono em parceria com a organização Planetly fazendo uma análise minuciosa desde servidores a fornecedores, passando pela eletricidade, entre outros. Realizada a investigação, para compensar as emissões que não podem ser evitadas, a Too Good To Go decidiu investir em projetos sustentáveis de neutralização de emissões de CO2 e CO2e na Índia e no Peru, cumprindo o seu objetivo de redução de emissões chegando mesmo a neutralizar 2.750 toneladas de CO2e.

Em 2021, a Too Good To Go foi aceite na Plataforma da UE sobre Perdas e Desperdício de Alimentos para abordar questões como a redução do desperdício alimentar pelo consumidor, a redução de barreiras para a doação de alimentos, introdução de metas de redução de desperdício alimentar juridicamente vinculativas e, ainda, abordar o desperdício de alimentos relacionado com os prazos de validade.

Analisando o relatório Índice de Desperdício de Alimentos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente de 2021 é possível entender que 931 milhões de toneladas de alimentos, ou seja, 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores em 2019, foram para o lixo. Estes dados demonstram uma clara vitória da Too Good To Go que no último ano conseguiu salvar 52 milhões de refeições do desperdício a nível mundial. Só em Portugal o número foi de 1.132.037 refeições.

Em 2022 a empresa pretende continuar a apoiar projetos de compensação de emissões no Malawi, no Peru e na Turquia, além de pretender reduzir significativamente as suas emissões de carbono através de políticas de longo termo.