É antes de acolher no seu terminal de cruzeiros do Porto a ‘Portugal Railway Summit’ (maior evento nacional do setor ferroviário), organizada pela Plataforma Ferroviária Nacional (PFN), que o presidente do Porto de Leixões, Nuno Araújo, admite que as mercadorias movimentadas por comboio naquela infraestrutura portuária aumentarão, possibilitando “mitigar os constrangimentos de capacidade existentes, o que concorre para a diversificação e aumento das soluções logísticas à disposição de todos”.

Esta conversa aconteceu quando a Lusa questionou o presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) sobre os diversos investimentos futuros da empresa portuária no setor ferroviário. De imediato, Nuno Araújo mostrou-se interessado em desenvolver o terminal rodoferroviário da Guarda com o objetivo de aumentar “a cota de mercadoria movimentada pelo Porto de Leixões por ferrovia, contribuindo assim para alcançar os ambiciosos objetivos traçados rumo à neutralidade carbónica”, acrescentando que “a ferrovia consome em média sete vezes menos energia e emite perto de nove vezes menos dióxido de carbono do que o transporte por rodovia”. É de lembrar que a APDL ainda não administra o terminal ferroviário da Infraestruturas de Portugal (IP), estando a aguardar por novidades que, acreditam, estar para chegar em breve.

O Porto de Leixões que hoje em dia tem cerca de seis quilómetros de vias férreas no seu interior “tem em curso um plano de investimento que irá permitir duplicar a atual capacidade instalada na movimentação de contentores para cerca de 1,2 milhões de TEU”. Segundo a Lusa, no entanto, este investimento “não poderá traduzir-se na mesma proporção ao nível do volume de camiões que hoje entram e saem” pois “seria incomportável, quer para a infraestrutura quer do ponto de vista ambiental. Como tal, a única forma de escoar este acréscimo de carga será inevitavelmente através da ferrovia”, explica.

A Portugal Railway Summit decorre hoje, dia 16 de maio e amanhã, dia 17 de maio, no terminal de cruzeiros do porto de Leixões. Este evento tem como convidados além de Nuno Araújo, os vice-presidentes da CP – Comboios de Portugal e da IP, respetivamente Pedro Moreira e Carlos Fernandes, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, do Metropolitano de Lisboa, Vítor Domingues dos Santos, a presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), Ana Paula Vitorino, entre outros profissionais do setor.