O investimento feito pela sueca IKEA para criar novas lojas e para modificar o formato das já existentes é de 3 mil milhões de euros até 2023, sendo grande parte desse valor para esta última. A Reuters avança que a ideia da empresa é transformar os seus pontos de venda fora da cidade para que estes sejam armazéns de distribuição dedicados ao comércio eletrónico.

Um terço do investimento poderá ser investido em Londres, onde será lançado um teste-piloto para novos formatos de loja e novas instalações de armazéns de distribuição, avançou Tolga Oncu, retail manager no Ingka Group à mesma fonte, acrescentando que o valor total seria gasto em todas as regiões.

Em entrevista àquela agência noticiosa, Tolga Oncu comentou que “a maioria (do investimento) será nas nossas lojas existentes, visto que falamos de transformação e de redesenhar o propósito dos metros quadrados”, e que a automatização das secções de armazém das lojas existentes fora da cidade será responsável por vários dos investimentos.

Nos últimos anos, o grupo sueco tem-se adaptado à crescente vaga do online, desenvolvendo lojas mais pequenas, renovando o website e lançando uma nova aplicação, bem como serviços digitais, como ferramentas de planeamento remoto.

A empresa considera ainda que ao adotar este modelo de envios de encomendas online, feitos por estes armazéns nas periferias das cidades, conseguirão entregas mais rápidas e baratas, com menores emissões do que ao enviarem de um determinado número de centros logísticos.