A ETE S.A., empresa do Grupo ETE, renovou o contrato para a concessão do Terminal “Multipurpose” de Sines (TMS) por mais 20 anos. Segundo avança a empresa, o terminal “será equipado com novas valências, nomeadamente capacidade de armazenagem e novos equipamentos”, reforçando o seu contributo para a região, e o alargamento do seu hinterland e da indústria nacional.

O terminal tem um total de 40 hectares, quatro cais de atracação equipados com gruas móveis e de pórtico, bandas transportadoras e rampa Ro-Ro, e capacidade de parqueamento, para além dos seus acessos facilitados às redes rodo e ferroviárias nacionais. A sua posição geoestratégica é ainda importante para as rotas europeias e internacionais de comércio marítimo, e também a sua proximidade ao aeroporto de Beja fortalece a região enquanto plataforma logística. Ao nível ferroviário, a rede nacional reforça a sua posição e o hinterland da região, sendo agora potencializada com os investimentos previstos nos planos Ferrovia 2020.

O TMS é o único terminal multiusos de águas profundas a nível nacional, com fundos até 18 metros, permitindo a receção de navios até 190.000 toneladas DWT (Deadweight Tonnage). Ao nível do tipo de carga operada no terminal, existem movimentos de carga geral diversificada, carga de projeto, granéis sólidos e, eventualmente, carga contentorizada.

“Com a nova concessão em Sines e face à sua experiência e know-how no setor marítimo-portuário e logístico, o Grupo ETE dá mais um passo na sua estratégia de logística integrada”, avança o Grupo ETE em comunicado, afirmando que é “fundamental quer para responder às necessidades da cadeia de abastecimento global, quer para o desenvolvimento dos sistemas portuários e da economia nacional”.

O Porto de Sines tem ainda em curso um investimento de 17 mil milhões de euros, que irá não só reforçar a sua posição enquanto porto nacional, mas também a região.