Um novo padrão de camuflado, realizado pelo Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (CITEVE) com sede em Famalicão, vai ser a nova norma de vestuário das Forças Armadas Portuguesas.

Segundo o Conselho de Chefes de Estado-Maior, o camuflado aplica-se aos três ramos militares. Apesar de o padrão já estar a ser utilizado pelo Exército, na Marinha e na Força Aérea este será implementado de “forma gradual e faseada, tendo em consideração as especificidades de cada ramo”, explicam as Forças Armadas numa nota publicada nas redes sociais.

O objetivo do projeto “Adaptative Camouflage for the Soldier II”, apoiado pelo exército, teve como objetivo aumentar o nível de camuflagem em combate “para melhor se adequar aos diferentes ambientes internacionais em que as Forças Armadas atualmente operam, como é o caso, por exemplo, do Mali, do Iraque e da República Centro-Africana” menciona a publicação. Para isso, foram utilizados novos materiais com especificidades técnicas próprias que diminuem a probabilidade de ser visto e ainda aumentam a proteção de quem o veste.

A mesma nota salienta que esta é “mais uma forma de apoio das Forças Armadas ao desenvolvimento da Indústria Nacional, potenciando a investigação e, consequentemente, o fomento da economia”.

Em forma de remate, esta iniciativa irá permitir assim uma imagem comum aos três Ramos das Forças Armadas: Exército, Marinha e Força Aérea.