Para celebrar os 50 anos de comercialização em Portugal a Mitsubishi FUSO lança uma Edição Especial da Fuso Canter que estará disponível logo no lançamento e em quantidade limitada. Produzida pela MFTE, no Tramagal esta será exportada para mais de 30 países e promete motorizações capazes de cumprir a norma de emissões EURO VI – Step E.

Acabada de entrar na 9.ª geração a Mitsubishi Fuso inaugura as primeiras unidades de uma vasta e modernizada gama da sua Fuso Canter. Desse modo, a empresa apresenta novas funcionalidades de segurança e a conformidade dos motores 3.0 Diesel tendo emissões Euro VI E (sendo mais económica e ajudando a preservar o ambiente). Esta oferece ainda 60 versões com novas distâncias entre eixos articuladas em:

  • 5 pesos brutos: 3.5T 6,0T; 6,5T; 7,49T; 8,55T
  • 6 distâncias entre eixos: 2.500mm; 2.800mm; 3.400mm; 3.850mm; 4.300mm; 4.750mm
  • 3 tipos de cabine: Standard; Comfort; Dupla
  • 2 transmissões: Manual ou Automatizada
  • 2 tipos de tração: 2WD ou 4WD

No que concerne às motorizações a gama da Canter é composta por blocos de 3.0 litros turbodiesel (de quatro cilindros e injeção direta) com três níveis de potência e binário. Este bloco é adaptado pela Fuso especificamente para a Canter tendo como base a versão de 130 CV e 350 Nm, sucedida de uma intermédia de 150 CV e 400 Nm e, no cimo de 175 CV e 430 Nm.

A sua principal diferenciação nas viaturas de trabalho é a estética de cabina que agora inclui linguagem de design “Black Belt”, ou seja, um novo desenho frontal inspirado num cinturão preto. Esta inovação remonta a 2017 quando se iniciou um percurso estético inspirado nas raízes japonesas e se fez uma reinterpretação segundo a visão conceptual dos veículos Daimler, grupo que integra a Mitsubishi FUSO Truck & Bus Corporation.

A perceção da qualidade também foi um dos pontos que a marca decidiu melhorar, tanto a nível de insonorização como de conforto, inserindo um novo revestimento inferior do piso da cabina onde foi inserida espuma de modo a aumentar a eficiência térmica. Ademais, para tornar a data e as viaturas mais exclusivas as viaturas possuem luzes diurnas em LED e luzes de halogéneo.

Estão também disponíveis faróis Full LED e luzes diurnas em fibra LED. A nova pintura Silver Grey também promete ser um fator decisivo para a compra, caracterizado pelos logos da celebração dos 50 anos e pelos bancos em napa preta com logo bordado demonstrando a exclusividade do modelo. Juntando a isto uma palete de cores de fábrica de com mais de 100 possibilidades, a gama da Canter multiplica assim as possibilidades de utilização do chassis.

É importante referir que os ângulos de ataque e de saída de 35° e 25° e o diferencial traseiro autoblocante (até 70%) e a largura reduzida, de apenas dois metros, tornam esta versão apta a superar inclinações de até 60% e de chegar a locais que são, muitas vezes, inacessíveis a outros veículos.

Da Fuso Canter pode esperar mais equipamentos como: sistema ESP, ABS, Start-Stop, fecho centralizado com comando à distância, faróis de nevoeiro, computador de bordo, rádio CD/mp3 com Bluetooth ou o sensor de luz, o banco do condutor com suspensão, entre outros.

De destacar que na fábrica da Mitsubishi Fuso, no Tramagal, é também produzida a Fuso e-Canter, a versão elétrica do veículo lançada em 2019, e que já se encontra atualmente nos concessionários.