Em 2022 o transporte rodoviário de mercadorias prepara-se para estabilizar. A informação é avançada pela bolsa de cargas Wtransnet que tem registado um aumento exponencial na evolução das ofertas de cargas comparativamente ao início da pandemia.

Efetivamente, verifica-se mais de 1,8 milhões de mercadorias com origem e/ou destino na Península Ibérica, sendo que os registos de 2021 apontam para menos seiscentas mil, comprovando-se atualmente um crescimento de 45%. Isto é uma média de quase 20 000 ofertas diárias e mais de 800 000 ofertas de carga registadas no terceiro mês deste ano. Voltando a 2020, os registos eram de um pouco mais de 1,1 milhões de ofertas de cargas.

As razões que justificam este aumento passam pela atual guerra vivida na Ucrânia que originou o aumento dos preços dos combustíveis e ainda a greve dos transportadores em Espanha, sendo este último a principal causa dos registos destes dados. Não obstante, o crescimento tem sido geral em todos os meses com aumentos significativos nas exportações (mais de 46%), importações (mais de 51%) e transportes nacionais (mais de 42%).

O aumento da exportação deve-se ao desenvolvimento da atividade em todos os principais mercados dos transportadores ibéricos, especialmente em França, por ser o principal mercado de exportação. Esta representa 59% do total das ofertas publicadas e obteve quase 200 000 ofertas de cargas no início do ano com um aumento de 26% de atividade relativamente ao primeiro trimestre de 2021. A Alemanha registou mais de 83% ofertas de cargas, a Itália mais de 90% e nos Países Baixos mais de 13%, dado que são destinos cada vez mais comuns para os transportadores espanhóis e portugueses.

Já a importação conta com um crescimento que atinge os 51% e mais de quatrocentas mil ofertas de cargas, estando neste primeiro trimestre em primeiro lugar. Estes dados são justificados pelo aumento da liquidez que a incorporação das ofertas da Teleroute providenciou. Desta forma, a plataforma Wtransnet oferece cada vez mais alternativas para o regresso dos condutores. Constata-se ainda que a França é o mercado que detém o maior número de importações representando mais de 50% das ofertas de cargas de importações ibéricas (64%), seguindo-se de Itália (mais de 24%), Alemanha (mais de 42%), Países Baixos (mais de 53%) e Bélgica (mais de 71%).

Os transportes domésticos refletem o maior volume da plataforma Wtransnet que aumentou cerca de 42% em relação ao ano que passou. As suas principais recetoras e exportadoras de cargas são Andaluzia, Catalunha e Comunidade de Valência. Ao nível de Portugal observa-se um crescimento de 60% com um total de mais de 27 mil ofertas de cargas.

Em remate, é importante salientar que durante 2021 foram registadas mais ofertas de cargas do que ofertas de veículos na plataforma em todas as regiões. Facto positivo para os trabalhadores, pois não terão de enfrentar quilómetros sem cargas. Destaca-se a previsão da Wtransnet que se mostra otimista face ao decorrer do resto do ano, visto que considera o segundo como o último trimestre, períodos de maior crescimento.