A CLS iMation introduziu uma importante adição ao seu portfólio de Soluções Inteligentes para a Automatização Logística. O iMation SaaS (Simulation as a Service), permite à CLS avaliar as condições existentes no ambiente industrial do cliente, a fim de apresentar, através do potencial da simulação, aspetos e soluções que podem ser otimizados para melhorar a fluidez dos processos.

A simulação é uma parte importante da consultoria oferecida pela CLS para avaliar a interação entre os sistemas existentes e os benefícios que podem ser obtidos pela introdução de soluções automatizadas, no caso dos armazéns tradicionais, ou pela reorganização dos fluxos de trabalho para uma otimização efetiva das tarefas e da produtividade.

Graças às possibilidades oferecidas pela simulação a CLS é capaz de apresentar uma “antevisão” de aspetos, soluções de armazém e processos otimizáveis. Ao analisar dados e variáveis, é possível avaliar a interação entre os sistemas existentes e dispor de cenários e soluções alternativas desde as fases iniciais de desenvolvimento.

Este serviço de simulação, desenvolvido pela CLS iMation, não só acrescenta valor ao projeto do ponto de vista da consultoria, mas como integrador de sistemas especializado na otimização de processos de intralogística, permite à CLS iMation desenvolver propostas flexíveis, modulares e escaláveis.

Desde a conceção de novas instalações de produção, à reengenharia de um ambiente existente, agora é possível, através da definição de parâmetros e análises extremamente detalhadas, mostrar concretamente como digitalizar e automatizar os próprios processos da forma mais eficiente, integrando-os mesmo com sistemas ou máquinas tradicionais, de acordo com os inputs e necessidades reais do cliente, que é acompanhado passo a passo durante todas as fases de análise e consultoria.

Por outro lado, o iMation SaaS contém serviços aplicáveis a cada contexto industrial, ou a vários níveis dentro de um sistema de produção, incluindo a linha de produção individual, a otimização do fluxo da fábrica e todos os elementos e processos da cadeia de fornecimento.

“Para além do estudo de soluções para otimizar e automatizar os processos dos clientes, temos sido motivados pela necessidade de oferecer um serviço ainda mais distinto e soluções cada vez mais eficientes que preveem e antecipam possíveis criticidades futuras”, explica Michele Calabrese, responsável máximo da CLS iMation. “Depois de fornecermos equipamentos automáticos de movimentação de cargas e de termos introduzido sistemas robóticos para ligar as linhas de produção a veículos automáticos, estamos agora a entrar no mundo da simulação, por um lado para apoiar as nossas atividades comerciais e mostrar aos clientes o valor das nossas soluções através de uma visão realista dos novos processos propostos. Por outro lado, para oferecer serviços de consultadoria ainda mais abrangentes baseados num compromisso de alcançar determinados desempenhos, e mostrar aos clientes soluções e cenários reais aplicáveis ao seu contexto. O objetivo é fornecer um digital twin que pode tornar-se uma ferramenta para o utilizador final recolher e processar dados da sua instalação simulada, e ajudá-lo no processo de tomada de decisão, tanto a nível estratégico como operacional. Estamos também a avaliar aplicações relacionadas com visão 3D para oferecer uma experiência imersiva e envolvente aos clientes desde a fase de projeto”.