A Autoridade da Concorrência (AdC) deu a sua aprovação para a compra da empresa ferroviária de mercadorias Takargo por parte da Captrain, subsidiária da Rail Logistics e divisão da francesa SNCF. O aviso foi publicado pela AcD na quarta-feira, com a decisão de não oposição à operação de concentração, considerando que esta não cria entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional, ou numa parte substancial deste.

Há um mês a francesa já tinha notificado a intenção de compra da subsidiária do grupo Mota-Engil, estando apenas a aguardar a aprovação por parte da AdC, para o controlo exclusivo da Takargo – Transporte de Mercadorias, bem como, indiretamente, da Ibercargo Rail, sociedade espanhola de prestação de serviços de transporte ferroviário transfronteiriço de mercadorias entre Portugal e Espanha. O capital da Ibercargo Rail era detido pela Takargo e pela Captrain España, passando agora a deter a sua totalidade.

A Rail Logistics, aquando o anúncio da compra da Takargo, falava sobre a sua “vontade de continuar a promover o transporte ferroviário de mercadorias na Europa e de acelerar a transferência modal e da integração da Takargo na rede Captrain”.

“Com a Takargo, a Captrain pretende prosseguir o desenvolvimento da sua rede e reforçar a sua posição na Península Ibérica, capitalizando uma frutuosa parceria de 13 anos entre a empresa portuguesa e a Captrain España. A Takargo também nos permitirá apoiar a necessidade de soluções isentas de carbono no corredor atlântico para o tráfego convencional e combinado dos nossos clientes”, comentou em comunicado o presidente da Rail Logistics Europe, Frédéric Delorme.