Comprar online e receber a encomenda em cacifos é já uma realidade em vários países da Europa e a ideia também já chegou a Portugal. A Pandemia foi, uma vez mais, o acelerador desta solução, que ,em 2020 e em 2021, tem sido alvo de investimento por parte de várias transportadoras, que colocaram os seus cacifos eletrónicos em vários locais estratégicos.

E se a rapidez, conforto e privacidade são algumas das maiores qualidades destas “boxes” falta-lhes, na minha opinião, o “bom dia” do Sr. Manuel. Um investimento caro, com capacidade reduzida e custos de manutenção que, no caso de Portugal, não se justificam, em muitos países europeus esta solução responde a uma necessidade que se relaciona com a falta de pick up points para levantamento. Em qualquer avenida, rua, praça ou praceta temos sempre uma frutaria, um café, uma papelaria, um quiosque, que servem melhor o papel de fiéis depositários do que qualquer cacifo.

Sendo que estes locais trazem muitas outras vantagens. Senão, vejamos: num cacifo estamos limitados ao tipo de encomenda que se pode depositar, nem todos os volumes, com as suas características de peso e dimensão, se podem depositar nestas “caixas de correio”. Nos “pontos de rua” não temos qualquer limitação, podem-se deixar caixas e caixotes, seja qual for o seu peso ou volumetria.

Ao utilizarmos os “pontos de rua” promovemos o comércio local, aumentando a oportunidade de compra de outros produtos nestes locais e mantendo a sustentabilidade deste tipo de negócios, que também mantém as ruas e as pracetas com vida e dinamismo.

Por outro lado, e não menos importante, é sempre mais simpático recebermos uma encomenda pelas mãos do Sr. Manuel, que já é dono daquele café há mais de 30 anos, e que já faz parte da nossa história. Manter vivo o bairro de cada um também é uma forma de retribuir sorrisos.

Sara Monte e Freitas | Partner | Expense Reduction Analysts