A GALP, em parceria com a Northvolt, escolheu Setúbal para a localização da sua nova unidade de processamento de lítio, no contexto da cadeia de abastecimento de produção de baterias para veículos, telemóveis e outros equipamentos, um importante investimento de 700 milhões euros que irá criar 200 novos empregos diretos altamente qualificados e 1300 postos de trabalho indiretos.

A localização selecionada beneficia da integração com o Porto de Setúbal que dispõe de todas as condições para a movimentação de cargas associadas a esta unidade produtiva, nomeadamente com a utilização dos terminais de serviço público existentes no porto.

A unidade receberá cerca de 200 mil toneladas por ano de concentrado de espodumena por via marítima, a que acrescem mais de 110 mil toneladas de outros componentes, estimando exportar 25 mil toneladas de lítio processado para os fabricantes internacionais de cátodos de baterias e mais 260 mil toneladas de subprodutos.

Este projeto beneficiará ainda das privilegiadas condições oferecidas pela região, nomeadamente de mão-de-obra qualificada, da proximidade ao Aeroporto de Lisboa e da proximidade de outras unidades industriais que beneficiarão do contexto da economia circular.

A GALP prevê a candidatura do projeto para financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma taxa de financiamento de 15%.