A plataforma Janela Única Logística (JUL) entrou em funcionamento no Porto de Viana do Castelo ontem, segunda-feira, de acordo com informação veiculada pela APDL.

Maximizar a utilização das infraestruturas nacionais para o transporte de mercadorias, potenciar a intermodalidade e a utilização de transportes com maior sustentabilidade ambiental e de servir como plataforma tecnológica de suporte aos portos secos, são os seus principais objetivos.

Esta nova geração da plataforma informática portuária, idêntica em todos os portos nacionais, incorporando as soluções que cada porto foi desenvolvendo individualmente, passou a ter novos módulos, como por exemplo Cartão Único Portuário (CUP);
Portaria Rodoviária automática (incluindo o modelo de agendamento); Portaria Ferroviária automática; Transporte Fluvial; Solução de Levantamento de Contentores; Solução de Digitalização e OCR documental e Solução de gestão de terminais não concessionados.

De realçar que a JUL foi criada e estabelecida tendo por objetivo o aumento da eficiência das cadeias logísticas e as economias de escala entre os portos e os utilizadores, simplificando, harmonizando e desmaterializando procedimentos.