A cadeia de supermercados Lidl tem planos para assegurar ela própria  uma parte considerável das suas necessidades de transporte em contentores e, para o efeito, já registou uma nova empresa para esse efeito: Tailwind Shipping Lines.

Tailwind Shipping Lines é o nome da nova empresa do Lidl, de acordo com as informações de registo no Instituto Europeu de Marcas Registadas.

“O objetivo é ser capaz de gerir o aumento do volume de diferentes instalações de produção de forma mais flexível a longo prazo”, disse Wolf Tiedemann, que dirige as operações logísticas da retalhista alemã, ao órgão de informação alemão VerkehrsRundschau.

A este passo estratégico por parte da retalhista alemã de produtos de grande consumo não é alheia a crise da falta de contentores, assim como a escalada do preço dos fretes a que temos vindo a assistir. Vale também a pena recordar que durante a crise global da cadeia de abastecimento que se desencadeou durante a pandemia e cujos efeitos ainda se fazem sentir, uma série de gigantes do retalho, onde se incluem Ikea, Walmart e Home Depot, optaram por fretar os seus próprios navios. O fabricante chinês de mobiliário Loctek Ergonomic deu também um passo em frente já em janeiro deste ano, encomendando  à Huanghai Shipbuilding um navio de 1.800 TEU.

A Lidl opera cerca de 11.200 lojas e está ativa em 32 países, tendo entrado recentemente no mercado dos EUA.

Notícia editada a 12/04/2022