A Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT Nova) anunciou o lançamento do novo Mestrado em Logística Marítima, que terá início no ano letivo de 2022/23.

Master in Maritime Logistics (MML) é o nome do Mestrado Internacional da FCT Nova que será lecionado em parceria com a Escola Naval da Marinha Portuguesa, com a duração de um ano. Este mestrado reúne um conjunto fundamental de conhecimentos e necessidades nas áreas da Logística e de Engenharia e Gestão Industrial, permitindo aos profissionais da indústria marítimo-portuária o desenvolvimento de competências no âmbito da pesquisa, inovação, técnicas, digitais e soft skills, incluindo o pensamento crítico e uma predisposição proativa.

A procura de Blue Skills – competências profissionais nas áreas relacionadas com os oceanos, mares e zonas costeiras – deverá aumentar nos próximos anos de forma significativa nas áreas do transporte marítimo, construção naval e serviços de transporte marítimo. A pensar nos jovens profissionais sem formação específica prévia, estes terão a oportunidade de se juntar à indústria marítima, que se espera que conte com uma elevada procura de especialistas qualificados.

O Mestrado está direcionado para profissionais com pelo menos cinco anos de experiência, que pretendam obter novas competências em operações marítimas e logísticas ou a requalificação das suas competências profissionais. A formação visa treinar especialistas para que sejam capazes de compreender, otimizar e operar esquemas logísticos intermodais, valor e cadeias de abastecimento, assim como, a criação de estratégias no âmbito da procura, da investigação e encontrar soluções inovadoras nos vários contextos da logística marítima.

O curso formará profissionais com perfis escassos na área da logística marítima como é o caso da Gestão Integrada de Logística, Especialistas de Cadeia de Abastecimento Marítimo, Gestão de Portos e Gestão de Transporte Marítimo.

No próximo dia 18 (sexta-feira) realizar-se-ão dois workshops de apresentação do Mestrado em formato híbrido (presencial e online). O primeiro será com o âmbito do projeto MarLEM (Maritime Logistics Engineering and Management), co-financiado pela U.E., que pretende divulgar o novo Mestrado a potenciais candidatos e empresas nacionais e europeias. O segundo, no âmbito do projecto M4ML, financiado pelos EEA Grants, terá como finalidade a apresentação deste mesmo projeto, que irá promover ações de mobilidade de professores, investigadores e alunos entre Portugal e a Noruega no âmbito deste Mestrado.