De acordo com a Michael Page, a procura por profissionais do setor de Supply Chain Management aumentou consideravelmente em Portugal, para quadros médios e superiores. A empresa estima que sejam necessários entre 5 mil e 10 mil profissionais do sector para dar resposta às necessidades imediatas do mercado de trabalho de SCM.

As funções mais procuradas pelas empresas são de Diretores de Compras e Supply Chain, Logistics Manager Industrial, Responsável de Fluxos e Distribuição, Supply Planner e Gestor de Tráfego, com maior incidência nas metrópoles (Grande Lisboa e Grande Porto), seguidas por Setúbal, Braga, Leiria e Guarda.

“Num setor que está a passar por uma profunda transformação, tendo em conta o crescimento do eCommerce e a industrialização dos centros logísticos, há funções em crescimento e transformação”, aponta a empresa em comunicado, acrescentando que se observa uma elevada procura de profissionais para cargos de Responsável de Transportes, Category Manager, Supply Planning Manager e Supply Chain Specialist.

A Michael Page acrescenta ainda que esta tendência tem sido impulsionada por fatores como a pandemia, alterações de stocks e perturbações geopolíticas, que levaram as empresas a reforçar os seus departamentos de Supply Chain, através de uma contratação profissional e especializada. “Estes fatores têm contribuído para que a procura por profissionais de Supply Chain tivesse aumentado significativamente nos últimos anos, sendo que os profissionais que têm entrado no setor não estão a colmatar as atuais necessidades das empresas”, pode ainda ler-se no comunicado.

Ao nível das skills para recrutamento, a empresa aponta que o setor “apresenta novas oportunidades, apelando a candidatos mais qualificados, variação de perfis e competências transversais”, sendo que as recrutadoras estão cada vez mais focadas nas soft skills, e procuram candidatos que conjuguem a vertente pessoal (dinamismo, proatividade, humildade, empatia e assertividade) com boas capacidades analíticas e de gestão.

Filipe Forte, Senior Manager de Logistics, Procurement & Supply Chain da Michael Page, comenta que: “as tendências da Supply Chain passam pelo acompanhamento do digital, do eCommerce, da profissionalização do setor (ainda um pouco tradicional), na adaptação ao Last Mile, bem como pela preocupação na satisfação do cliente, que é cada vez mais exigente. Candidatos que acompanhem estas tendências estarão mais perto de ter sucesso neste setor”.

A Michael Page também nota que “a tendência para o setor de SCM, será a procura de funções mais analíticas, com forte enfoque em processos e melhoria continua, assim como funções com forte componente de gestão de equipas e gestão operacional, prevendo-se que outras funções tendam a desaparecer a médio prazo, nomeadamente, mais administrativas / de suporte e com pouca vertente analítica ou operacional”.

O responsável da empresa acrescenta ainda que “em Portugal, tem existido uma excelente capacidade de reação e de adaptação ao mercado, as empresas têm conseguido ajustar-se, na sua maioria, às novas tendências, aconselhando-se connosco e reajustando tanto os perfis como as suas necessidades”.