A Janela Única Logística (JUL) já se encontra em funcionamento nos portos da Região Autónoma dos Açores desde o final da semana passada, estando a ser transitados para a nova plataforma todos os processos de suporte da movimentação de navios, pessoas e bens, anteriormente assegurada pela Janela Portuária Única (JUP). Ao todo, são 13 novos portos envolvidos no sistema, sob a alçada da Portos dos Açores, S.A.

Como forma de antecederem a entrada em funcionamento da plataforma, nos últimos 30 dias a Portos dos Açores, S.A. desenvolveu vários workshops e ações de formação para auxiliar toda a comunidade portuária da região, envolvendo não só recursos humanos da administração portuária, mas também trabalhadores dos agentes de navegação, transitários, despachantes oficiais, armadores, transportadores terrestres, operadores portuários (empresas de estiva), restantes prestadores de serviços nos espaços portuários e das diferentes autoridades oficiais.

Um dos próximos passos, após a implementação e domínio do atual sistema JUL por todos os parceiros, é a caminhada para o futuro digital da faturação eletrónica, com a implementação da Fatura Única Portuária (FUP).