A Academia Portuária de Setúbal (ACAPS) já iniciou atividade e as duas primeiras ações de formação tiveram adesão máxima. Os temas em foco foram Logística de importação e exportação e Sistemas de Informação.

A ACAPS iniciou as suas atividades no dia 14 de fevereiro e o grupo de formandos englobou colaboradores da empresas da comunidade portuária e logística, armadores, operadores de terminais, unidades industriais, entidades nacionais do setor, transitários e alunos de universidades. Foi abordada a temática da evolução das cadeias de transporte e comércio internacionais, os incoterms, os métodos de pagamento internacionais, a lógica da importação e da exportação, as estratégias de internacionalização, a OMC e as barreiras comerciais, a organização internacional das cadeias logísticas e o procurement, a Janela Única Portuária, para além de diversos conceitos associados aos smartports.

O objetivo da Academia é abordar transversalmente temáticas relacionadas com a atividade portuária, em colaboração com outros portos, associações e organismos nacionais e internacionais na área da formação portuária, e têm como público-alvo colaboradores da APSS, das empresas da comunidade portuária, stakeholders, alunos universitários e de escolas locais, assim como a população em geral.

A ACAPS está instalada no edifício do Centro de Formação do Porto de Setúbal, junto ao terminal Multiusos Zona 1, onde conta com duas salas para ações de formação até 10 participantes. A informação sobre o programa de formação do primeiro semestre de 2022 e os contactos para inscrições está disponível em www.portodesetubal.pt