A Airbus lançou um novo serviço de transporte de carga de grandes dimensões, utilizando a exclusiva frota Airbus BelugaST, para oferecer às empresas de transporte de cargas, e outros potenciais clientes, uma solução que preenche as necessidades de transporte de volumes de grandes dimensões.  

Chama-se Airbus Beluga Transport o novo serviço que quer responder ao transporte aéreo de volumes de grandes dimensões, de sectores tão diversos como o espacial, o militar, o energético, o aeronáutico e até mesmo o humanitário.

A primeira missão ocorreu no final do ano de 2021, com uma entrega da fábrica da Airbus Helicopter em Marignane, França, para um cliente não revelado, em Kobe, no Japão. O Beluga #3 realizou uma paragem para abastecer em Varsóvia (Polónia), Novosibirsk (Rússia) e em Seoul (Coreia).

Philippe Sabo, Diretor de ATI e Air Oversize Transport da Airbus afirmou: “A seção transversal mais ampla do Beluga irá abrir novos mercados e novas possibilidades logísticas para os clientes. No caso de carregamento de helicópteros – não sendo necessário desmontá-los – é realmente uma vantagem. Da mesma forma, será possível guardar volumes de grandes dimensões, como os motores de aviões comerciais, num sistema totalmente equipado.

Com base no design do A300-600, a frota de 5 BelugaST, que tem funcionado como a espinha dorsal em missões de transporte de peças de grande volume entre fábricas Airbus, vai ser substituída por seis aviões nova geração BelugaXL para apoiar a Airbus na produção de aviões.

O mais recente serviço Airbus Beluga Transport vem, assim, dar resposta a vários pedidos do mercado, uma vez que possuem a maior seção transversal interna do mundo de qualquer aeronave de transporte, sendo possível transportar volumes até 7.1 m de largura e 6.7 m de altura.

Num futuro próximo, quando os seis novos BelugaXL estiverem em funcionamento, a frota BelugaST será entregue à recém-criada subsidiária Airbus com o seu próprio Certificado de Operador Aéreo (AOC) e equipa. Philippe Sabo acrescentou: “A nova companhia aérea será flexível e ágil para responder às necessidades dos mercados externos em todo o mundo.”

Para maximizar a capacidade de retorno do BelugaST para a sua base de clientes internacionais, estão a ser desenvolvidas novas técnicas e equipamentos de carregamento. Estas soluções incluem um On-Board Cargo Loader (OBCL) automatizado para missões que não disponham de uma plataforma de carga/descarga na origem, ou aeroporto de destino.