A Mediterranean Shipping Company (MSC) associou-se à alemã Lufthansa numa tentativa de adquirir a maioria da sucessora da Alitalia, a ITA Airways. Sobre o seu interesse, a MSC já disse que decorre “da possibilidade de ativar sinergias positivas… tanto no setor de carga quanto no de passageiros”.

Os aviões parecem estar, pois, na lista de prioridades dos grandes armadores, como foi o caso de outros gigantes do transporte marítimo, como a CMA CGM e a Maersk, que o ano passado também se viraram para os investimentos no transporte aéreo.

A ITA Airways, Italia Trasporto Aereo S.p.A., é a sucessora da antiga Alitalia e foi criada no verão de 2021. Opera voos para 45 destinos, sendo cerca de metade em rotas domésticas e a maioria das rotas internacionais está na área do Mediterrâneo.

A MSC enfrenta uma onda de lucros na sequência do aumento exponencial nas taxas de frete dos contentores e, como se vê, quer realizar investimentos, à semelhança do que têm feito as suas duas grandes rivais. Pouco comum só talvez o interesse em comprar uma companhia aérea que opera maioritariamente no segmento de passageiros.

FOTO: Francesco Zangari, lin_planespotting