A JLL divulgou as conclusões do seu relatório anual “Market 360º”. O segmento Industrial & Logístico teve um desempenho surpreendente, com os níveis de ocupação a passarem o patamar inédito de 700.000 m2.

O mercado imobiliário terminou 2021 a superar muitas das expetativas traçadas no início do ano, revela a JLL no seu relatório anual de mercado Market 360º. A consultora assinala os desempenhos recorde no segmento industrial & logístico. 

Pedro Lancastre, CEO da JLL, explica que “os resultados positivos do imobiliário em 2021 se devem, em grande parte, ao impulso da segunda metade do ano. Apesar das expetativas que todos tínhamos de que a pandemia não iria muito além de 2020, a verdade é que logo no início de 2021 fomos confrontados com um novo confinamento geral. Isso, associado a um processo de vacinação que não estava a fluir como era suposto, fez com que o arranque do ano fosse muito tímido para o imobiliário, especialmente no que toca ao investimento, onde a atividade comprimiu, não por falta de procura, mas pelo impacto da pandemia nos processos de negócio”.

Na sua perspetiva, ainda assim, e mesmo com o contexto adverso da primeira metade do ano, o “imobiliário voltou a surpreender, sendo um dos setores da economia com melhor desempenho e com um grande contributo para a retoma económica do país. É um mercado com grande impacto no PIB, que atingiu níveis de atividade nunca vistos em alguns segmentos e que só não foi mais além noutros por questões estruturais, como a falta de oferta ou constrangimentos conjunturais trazidos pela pandemia. O mercado imobiliário português continua com uma procura saudável e diversificada, com fundamentos sólidos e uma boa projeção internacional”. 

Em 2021, o segmento imobiliário de Industrial & Logística, no qual os níveis de ocupação passaram o patamar inédito de 700.000 m2, ficou marcado pelas operações de expansão, pré-arrendamento de espaços logísticos e lançamento de novos projetos, sendo que a atividade neste segmento não foi mais além devido à falta de oferta de espaços adequados à procura. 2022 deverá dar continuidade à forte procura por este tipo de imobiliário e ao aumento do capital direcionado para o desenvolvimento de novos projetos, embora esta possa enfrentar desafios devido à pressão sobre as cadeias de abastecimento, com o aumento de custos de combustíveis, matérias-primas e a crise dos contentores.