A Nestlé anunciou que está a reformular a sua frota de distribuição de cafés. Entre as suas principais alterações está a intenção de terem mais de 465 veículos elétricos ou híbridos plug-in em todas as áreas do negócio em Portugal. As primeiras cinco carrinhas 100% elétricas das marcas Buondi, Sical, Tofa e Christina já se encontram a distribuir os cafés para auto venda ao canal HORECA.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, João Graça, marketing manager da Nestlé Profissional, contou esta novidade, acrescentando que está inserida no projeto Green Fleet que a empresa lançou em setembro do ano passado, procurando “transformar toda a frota de veículos – comerciais e não comerciais – em veículos elétricos e híbridos [plug-in]”.

O projeto Green Fleet está inserido no programa de sustentabilidade Crescer Sustentável, que pretende reduzir em 50% das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera até 2030 (em Portugal), e atingir as zero emissões até 2050.

O responsável da empresa não revelou à fonte qual o investimento necessário, mas avança que as carrinhas Mercedes E-Vito 100% elétricas, tipo furgão longo, foram adquiridas através de leasing, e como tal, “o investimento está a ser feito de forma progressiva”. Este é um novo passo da Nestlé, que já tinha começado a investir nesta transformação em meados do ano passado, tendo começado por renovar a frota comercial e não comercial para veículos elétricos e híbridos, contando já com 57 veículos ligeiros elétricos para outras áreas de negócio.

A Nestlé Profissional equipou as instalações de Linda-a-Velha, Porto e Avanca com 72 carregadores elétricos: 12 postos na fábrica do Porto, seis na de Avanca, 52 na sede da empresa em Linda-a-Velha e dois na delegação comercial no Funchal (Madeira).

“Além de já termos dotados todos os nossos edifícios com postos de carregamento para apoiar este processo de transformação, não se preveem outras necessidades de alteração de rotinas habituais de trabalho”, revela ainda João Graça ao Dinheiro Vivo.

Para além da renovação da frota, existem ainda outros sete pilares do projeto Crescer Sustentável, como são caso disso a transformação dos materiais de embalagem para serem 100% recicláveis; apoio ao emprego com ações de formação; substituição de materiais de pontos de venda por outros mais sustentáveis; ou a reutilização de borras de café através do programa Café Circular.

“Este é um projeto 360º em que todas as iniciativas contribuem para o objetivo comum. Em todos os pilares temos avanços desde que lançámos o programa, em setembro do ano passado”, comenta ainda o responsável.