A parceria entre a CHEP e a Wepa, empresa de soluções de higiene pessoal e profissional, permite uma redução anual de 141 mil quilómetros e a emissão de 113,8 toneladas de CO2 através das linhas de transporte colaborativo.

O projeto é parte integrante das soluções de transporte colaborativo da CHEP, uma iniciativa com o objetivo de otimizar os fluxos logísticos, que combina a visibilidade única da empresa sobre os milhares de movimentos das respetivas paletes com a capacidade das tecnologias de Big Data, no intuito de identificar sinergias e oportunidades de partilha de transporte, tanto entre clientes como com a CHEP.

A iniciativa está em funcionamento há sete anos e conta com mais de 240 clientes europeus da CHEP. A adesão da Wepa aconteceu em 2014, em Itália, tornando-se num dos primeiros clientes da CHEP a beneficiar desta iniciativa.

As duas empresas partilham um total de 12 linhas de colaboração em quatro países: Polónia, França, Alemanha e Itália e colaboram para partilhar camiões. Ou seja, combinam a entrega e recolha de paletes da CHEP com a entrega de produtos da Wepa, para otimizar as viagens de ida e volta e diminuir os quilómetros em vazio.

As soluções de transporte colaborativo da CHEP fazem parte do “Zero Waste World” (ZWW), uma colaboração profissional que reúne os principais retalhistas e fabricantes para criar cadeias de abastecimento mais inteligentes e sustentáveis. Para além de erradicar quilómetros de transporte em vazio, o ZWW também se concentra em eliminar resíduos físicos e em reduzir as ineficiências da cadeia de abastecimento por meio da digitalização.