A variante Ómicron está a espalhar-se por todo o mundo e a gerar preocupação nas cadeias de abastecimento. A China está preocupada com a incerteza do que está por vir a nível do abastecimento mundial e dos próprios fabricantes. Além disso, o governo de Pequim implementou medidas que podem gerar interrupções nunca vistas na cadeia de abastecimento, segundo a Executive Digest.

Devido ao rápido contágio, esta variante pode provocar uma estagnação no mercado chinês que levará a uma rutura generalizada das cadeias de abastecimento globais.

Economistas do Bank of America alertam que “a Ásia ainda não viu uma grande onda Ómicron, o pior ainda está por vir”. Por sua vez, Thomas O’Connor, especialista em cadeias de abastecimento da Gartner, refere, de acordo com o ‘elEconomista’, que “a realidade é que a China ainda é o centro da fabricação global. Se houver encerramentos significativos de fábricas e logística na China, isso teria um impacto enorme no clima económico global”.

O governo aumentou as restrições à entrada de veículos na cidade de Shenzhen, por exemplo, o que está a gerar preocupações em relação a atrasos no porto de Yantian.

Frederic Neumann, co-diretor de pesquisa económica asiática do HSBC sublinha que a expansão da variante pode constituir-se como “a mãe de todos os tropeços da cadeia de abastecimento” este ano.