A ALD Automotive anunciou a assinatura de um memorando de entendimento para a aquisição da LeasePlan, uma das principais empresas de gestão de frotas e mobilidade do mundo por tamanho de frota, e criar uma nova empresa chamada NewALD. A transação está avaliada em 4,9 mil milhões de euros – entre dinheiro e ações – e a fusão deverá ficar concluída até ao final do ano. A Société Générale, detentora da ALD Automotive, deterá 53% das ações da NewALD enquanto a LeasePlan 30,75%.

A NewALD irá tornar-se num líder em mobilidade global, e as empresas avançam que será “fortemente posicionada para liderar a transformação digital da indústria e captar o crescimento do setor da mobilidade”. As expectativas para esta nova empresa são positivas e as envolvidas esperam que se “crie uma oportunidade de alavancagem cruzada das capacidades complementares das duas empresas”, avançam no comunicado.

Alguns dos benefícios apontados desde logo seriam o de aproveitar o rápido crescimento do mercado, impulsionado por fortes megatendências subjacentes, desde logo:
. Mudança de proprietário para usuário em todas as frentes: B2B, B2C e B2E (Business to Employee);
. Transformação digital orientada por dados do setor de mobilidade;
. Transição para emissões zero e mobilidade sustentável.

Com este acordo a NewALD seria impulsionada com um crescimento de frota a longo prazo de pelo menos 6% após a integração, e teria uma melhoria na relação custo/receita de 45% até 2025. A transação deverá gerar sinergias operacionais e de compras de 380 milhões de euros por ano, antes dos impostos.

Por parte da ALD, Tim Albertsen, CEO da empresa, comentou que “no contexto da transformação atual dos setores automotive e de mobilidade, que está a ocorrer a um ritmo sem precedentes, esta transação proposta é fundamental para a criação de um player global líder em mobilidade”.

“Ao combinar os múltiplos pontos fortes da ALD e da LeasePlan, ganhando tamanho, unindo forças no digital e criando um fornecedor líder de soluções de mobilidade sustentável, transformaríamos o nosso setor e estaríamos melhor posicionados para oferecer soluções e propostas de valor ainda melhores para a nossa base de clientes ampliada. Esta transação criaria múltiplas oportunidades para as equipas de gestão conjuntas e talentos de ambas as empresas, em todas as geografias, sustentando o nosso foco na sustentabilidade com um caminho claro para a mobilidade de zero emissões e, não menos importante, entregam fortes retornos aos acionistas ao longo dos ciclos. Estamos todos muito animados com a perspetiva de fazer parte deste novo empreendimento”, acrescenta ainda o responsável da ALD.

Por sua vez, Tex Gunning, CEO da LeasePlan, comentou que “o negócio combinado seria fundamental para mover a indústria automotiva de propriedade para modelos de assinatura e mobilidade de emissões zero. Ao unir forças com a ALD, combinamos os melhores talentos do setor com o poder de investimento necessário para atender às necessidades de mobilidade de próxima geração dos nossos clientes. Desde o primeiro dia, a NewALD estará a operar uma das maiores frotas de veículos elétricos e continuará a definir o padrão para ESG no setor de mobilidade. Estou muito orgulhoso de todos os LeasePlanners por impulsionarem o nosso negócio até onde se encontra hoje. Estamos ansiosos para trabalhar com a excelente equipa da ALD e levar os nossos negócios combinados para o empolgante futuro da mobilidade”.