A GEFCO anunciou que começou a testar o robot móvel e autónomo da Stanley Robotics em condições reais de operação na sua plataforma de Nanteuil-le-Haudouin, em França. Stan, como é conhecido o robot, foi projetado para otimizar as operações de armazenagem em parques de logística de veículos acabados.

Combinando os mais recentes avanços tecnológicos em robótica móvel e uma solução de software baseada em inteligência artificial para otimizar a armazenagem, este robot 100% elétrico é capaz de receber pedidos, detectar e levantar carros e então estacioná-los suavemente a alguns centímetros de distância.

Durante este teste-piloto, dois robots Stan serão encarregados de mover e estacionar carros usados ​​em cerca de 100 lugares de estacionamento dedicados. Eles então, sob pedido, removerão os veículos para linhas disponiveis para serem carregados por um operador para os porta-automóveis.

O objetivo é determinar se o uso de robots se encaixa nos processos de logística de veículos da GEFCO nos seus parques. Serão realizados vários testes em diferentes cenários num grande número de veículos, numa zona dedicada aos robots e fechada ao pessoal não autorizado, para responder às normas de segurança. O teste-piloto também avaliará a integração do software e das ferramentas operacionais.

Este projeto vem também ao encontro da estratégia de inovação do operador logístico ao testar diferentes tecnologias, como robotização, inteligência artificial, big data e automação de processos robóticos (RPA), bem como o uso de energias alternativas.