A APL – Administração do Porto de Lisboa S.A. e a Liscont, S.A., no seguimento da publicação do decreto-lei que autoriza as alterações às bases do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara, assinaram um aditamento ao referido contrato.

Concretiza-se assim o plano de investimentos previsto, de 123,8 milhões de euros, para modernização e aumento da eficiência operacional do terminal de Alcântara. Este investimento visa a melhoria das condições de segurança do terminal e a melhoria da sustentabilidade ambiental das operações.

José Castel-Branco, Vogal do Conselho de Administração da APL, enfatizou o facto “de que este investimento garante a modernização do Terminal de contentores e uma forte redução de emissões de CO2 na sua operação!”. O mesmo responsável explicou que tal resulta “da aquisição de novos equipamentos elétricos, mais eficientes e menos poluentes, mas também da transferência da movimentação de cargas do modo rodoviário para os modos ferroviário e fluvial, permitindo uma maior fluidez das operações e uma fácil convivência com o território envolvente”.

O Terminal de Alcântara é uma das principais infraestruturas portuárias que serve a vasta área de consumo da região metropolitana de Lisboa e as empresas aí localizadas, tanto para movimentos de exportação como de importação, sendo esta modernização crucial para manter a competitividade do porto.

O investimento, totalmente privado, será assim realizado pela concessionária, a YILPORT Liscont e, nos termos acordados, o Terminal de Contentores de Alcântara permanecerá concessionado até 2038.

Este novo investimento procede à modernização e aumento da eficiência operacional do terminal portuário, introduzindo significativas melhorias ambientais, bem como desenvolvimentos nos processos e formas de gestão. Nos planos está também  Prevê-se igualmente a aquisição de novos equipamentos portuários de última geração, eléctricos – como gruas – que permitem a movimentação de mercadorias com diminuição das emissões de CO2 durante as operações.

A aquisição de equipamento industrial moderno permitirá aumentar a segurança das operações, tanto para os próprios trabalhadores, como para todos aqueles que diariamente prestam a sua actividade no terminal que serve directamente a área da Grande Lisboa, abastecendo quer a indústria da região, quer uma população de mais de 2 milhões de pessoas.

Notícia actualizada a 21/12/2021