Em inícios de 2019 a Docapesca iniciou o seu Marketplace-piloto “Leilão a Bordo”, estabelecendo o contacto directo entre pescadores e clientes logo após a captura do pescado. A plataforma foi lançada no passado dia 6 de Dezembro, e já está disponível para Android e iOS, assegurando “total transparência e segurança e aumenta a qualidade e frescura do pescado”, revelou a empresa.

Através desta nova plataforma user friendly, a Docapesca pretende optimizar a cadeia de valor, com total transparência e segurança nas negociações comerciais, transformação e logística.

Para o pescador, a venda do pescado é feita mais cedo, e isso permite que o produto se mantenha mais fresco ao chegar ao cliente, potencializando a sua valorização. Para além disso, ao nível da venda, o pescador tem acesso a uma maior rede de compradores, a nível nacional e internacional, garantindo sempre a rastreabilidade da origem do pescado e registando digital e automaticamente as capturas feitas.

Por sua vez, para o comprador, a app permite-lhe ter acesso antecipado a todas as capturas do dia, a possibilidade de compra através de leilão a bordo e em várias lotas, transparência e segurança no processo de compra e rastreabilidade digital (factura electrónica e CCL-D). Ao nível das suas compras, pode aceder ao seu histórico e respectivas ordens de compra na própria aplicação.

Sérgio Faias, presidente do conselho de administração da Docapesca, destacou que “a criação e lançamento da app “Leilão a Bordo” reflecte o compromisso da Docapesca em disponibilizar um serviço cada vez mais ajustado às necessidades actuais do mercado e do negócio e na capacidade de transformação e digitalização de um sector chave para o desenvolvimento e competitividade do tecido económico nacional como é o sector das pescas”

No evento de apresentação esteve ainda presente Teresa Coelho, secretária de Estado das Pescas, que realçou que “a pesca é um caminho de futuro como demonstra a nova aplicação Leilão a Bordo, que vai contribuir para valorizar ainda mais os nossos produtos, na aposta contínua que a Docapesca tem vindo a realizar enquanto pioneira na digitalização e inovação do sector das pescas”.