A LactAçores está a investir 1,6 milhões de euros no novo armazém logístico e de distribuição, refrigerado, localizado em Vila Franca de Xira, num projeto que, nesta primeira fase, representa um investimento de 950 mil euros.

O armazém agora inaugurado permitirá o aumento de capacidade de armazenagem em cerca de 40% dos produtos lácteos refrigerados. “Esta obra representa o resultado do esforço e empenho que têm sido construídos dia após dia, com muito trabalho, firmeza e determinação, permitindo-nos ser hoje uma união de cooperativas promotora do desenvolvimento económico da Região Autónoma dos Açores, criando riqueza e bem-estar social em todas ilhas”, destaca Pedro Tavares, presidente da LactAçores, citado em comunicado.

O responsável acrescenta que na primeira fase do projeto “foram investidos cerca de 950 mil euros pela LactAçores, sem recurso a financiamento externo, apoios comunitários regionais ou nacionais”.

A LactAçores tem, neste momento, quatro plataformas, localizadas em São Miguel, São Jorge, Faial e Vila Franca de Xira, tendo faturado 83 milhões de euros em 2020 através da comercialização de 73 milhões de litros de leite e 11.500 toneladas de queijos e manteigas. “É esta contínua ambição, de querer fazer sempre mais e melhor pelo futuro e sucesso do setor do leite e lacticínios dos Açores, que nos motiva e inspira”, acrescenta o responsável.

A união de cooperativas espera fechar o ano com a comercialização de 12.000 toneladas de queijos e manteigas, assim como de 75 milhões de litros de leite, o que de acordo com a mesma fonte representa uma faturação de 90 milhões de euros.