Entre os dias 29 e Novembro e 3 de Dezembro a Comissão Europeia visitou e auditou os Terminais Graneleiros, no âmbito dos procedimentos para as operações em segurança de carga e descarga de navios graneleiros, segundo avançou uma nota da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

A auditoria foi realizada através da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e segundo os termos da Directiva 2001/96/EC, que estabelece normas e procedimentos harmonizados para a segurança das operações de carga e descarga de navios graneleiros.

A primeira a ser auditada foi a DGRM, enquanto autoridade nacional competente, e depois os terminais graneleiros nacionais seleccionados pela EMSA, nomeadamente nos portos de Leixões, Setúbal e Sines, tendo a auditoria terminado com uma nota positiva sobre o país e identificado algumas oportunidades de melhoria.

A nota também explica que a directiva tem como objectivo melhorar os procedimentos de segurança dos navios graneleiros que efectuam operações de carga e descarga de cargas sólidas a granel nos portos da UE, bem como reduzir os riscos de danos aos navios durante as operações de carga e descarga. Há ainda o objectivo de harmonizar as normas aplicáveis aos navios e aos terminais, e a sua cooperações e comunicação.