A Mercadona, em colaboração com os fornecedores Scania, Acotral, Frigicoll e ThermoKing está a testar nos seus processos logísticos a incorporação na sua frota de um novo modelo de camião 100% eléctrico.

Este novo projecto permitirá à Mercadona reduzir ainda mais o impacto da sua actividade nas diferentes cidades onde a empresa está presente e, desta forma, reforçar o seu compromisso para com os objectivos do Pacto Verde Europeu e para com a Lei sobre Alterações Climáticas (Espanha).

Além do impacto na emissão de gases, este projecto da Mercadona e dos seus fornecedores também contribui para a eliminação do ruído, graças ao motor e ao design do veículo, alcançando um nível sonoro apenas percetível para o ouvido humano.

Dotado de um motor Scania de 300 kWh, o novo camião é multitemperatura, dispõe de um motor eléctrico alimentado por bateria de iões de lítio com uma autonomia máxima de 220 km e de um tempo de carregamento completo a 230 kW em corrente contínua de 90 minutos. Durante o período de testes, que será realizado com 1 unidade já incorporada na frota da Acotral, a Mercadona prevê optimizar os processos de carregamento, que realizará num dos cais do seu bloco logístico de Ciempozuelos (Madrid), com o objectivo de aproveitar ao máximo os tempos de descanso dos motoristas e os horários de carga de mercadorias.

Concebido para âmbitos urbanos, tanto para descargas diurnas como nocturnas, trata-se de um camião rígido com capacidade para 21 paletes e uma Massa Máxima Autorizada de 26 toneladas. O seu equipamento de frio, também 100% eléctrico e ligado à mesma bateria que o motor, é a versão Frigoblock da ThermoKing e permite não só eliminar as emissões de gases do equipamento de frio, mas também poder circular com o equipamento ligado nos núcleos urbanos, graças a uma importante redução da poluição acústica.

Este novo projecto de transporte urbano com motores 100% elétricos e livres de emissões de GEE, Partículas e NOx reitera o compromisso que a Mercadona e os seus fornecedores logísticos têm com o transporte sustentável e a convivência com os vizinhos. Há vários anos que a empresa aposta não só em transportar mais com menos recursos e optimizar cada rota, como também em reduzir ao máximo o impacto da sua atividade com iniciativas como a que está a testar actualmente, totalmente alinhada com os objectivos ambientais estabelecidos pela Europa.

A Mercadona continuou a rever os seus processos logísticos e a introduzir melhorias que, no seu conjunto, permitiram otimizar a cadeia de abastecimento para a tornar cada vez mais sustentável. Para tal, incorporou soluções como o uso de combustíveis menos contaminantes como o gás natural liquefeito (GNL) e o gás natural comprimido (GNC), melhorias nos gases utilizados nos equipamentos de refrigeração dos veículos, a renovação da frota com modelos de motor mais avançados e eficientes ou distribuição de última milha em núcleos urbanos realizadas por camiões com as normas de controlo de emissões mais restritivas do mercado. Além disso, continuou a impulsionar a sua Estratégia do Oito, com diversas iniciativas combinadas que permitem melhorar o comportamento ambiental da sua frota, tais como a aposta nas “Compras sobre o cais”, que reduzem a pegada de carbono; o aproveitamento da “Logística Inversa” para otimizar os trajetos de retorno; a utilização de um pool de embalagens reutilizáveis, facilmente reparáveis e recicláveis ou a promoção do ecodesign de embalagens para aproveitar ao máximo o espaço de carga e evitar assim o “transporte de ar”.

Em Espanha, no que diz respeito às frotas de Serviço ao Domicílio e Mercadona Online, estão a ser introduzidas carrinhas Bifuel e, em paralelo, estão a ser realizados testes com carrinhas eléctricas.