A Airbus compra 65 milhões de euros por ano a empresas portuguesas, mas não quer ficar por aqui. Segundo o jornal Expresso, 30 empresas lusas fornecem à empresa e, no futuro, deverão juntar-se mais algumas, tendo parte delas marcado presença numa reunião com a Airbus para fortalecer a cooperação e preparar novos negócios.

César Sanchez, vice-presidente da Airbus para o Sul da Europa e Israel, refere que a gigante europeia quer continuar a crescer em Portugal, apostando nas empresas portuguesas para integrarem a lista de fornecedores directos.

Os fornecedores nacionais, entre eles a Critical Software, OGMA, Ricardo & Barbosa, Iberomoldes, Lauak, entre outros, trabalham para as tês divisões da empresa, nomeadamente a Airbus Comercial, a Airbus Helicopters e a Airbus Defense & Space. No que diz respeito à aviação comercial, a Airbus trabalha com componentes do Airbus A320 e A330 fabricados em Portugal. Por sua vez, a Airbus Helicopters recorre a empresas lusas para produzirem, por exemplo, quadros eléctricos para subconjuntos de caudas de helicóptero e outros componentes.

A gigante europeia tem em curso a nova linha de montagem de assemblagem de estruturas aeronáuticas da subsidiária Stelia Aeronautics em Santo Tirso, um investimento que rondará os 49 milhões de euros, mas que sofreu atrasos devido à pandemia, esperando-se que inicie funções em 2023.