A DPD Portugal confiou à Bee Engineering o desenvolvimento de processos de transformação digital, que aumentam a eficácia a nível de serviços de logística e de contacto com o cliente. A tecnológica desenvolveu o Chatbot Maria, o Follow My Parcel e o Operations Control Center, aproximando a marca dos seus clientes, numa fase caracterizada pelo distanciamento social e aumento de distribuição de produtos ponto a ponto.

O Chatbot Maria foi adaptado para a DPD Portugal no sentido de fazer fluir a informação de forma mais célere entre os clientes e a empresa especialista em entregas expresso. Os destinatários de encomendas entregues pela DPD passaram a ter ao dispor um novo método de solucionar assuntos relacionados com as encomendas, sem ter de recorrer à linha de atendimento telefónico e/ou email. O Chatbot permite saber informação sobre o estado da encomenda a entregar, alterar a morada de receção ou escolher uma loja Pickup e alterar a data de entrega. Foi desenvolvido com tecnologia Robot Factory, que a DPD utiliza internacionalmente. O novo canal de atendimento foi utilizado por mais de meio milhão de clientes desde o início da atividade e está a ajudar a que haja maior celeridade na resposta a questões relacionadas com as encomendas.

Além do chatbot Maria, a DPD desenvolveu ainda outras aplicações no âmbito das entregas das encomendas, nomeadamente o Follow My Parcel, para destinatários, ou o Operations Control Center, para o processo interno de acompanhamento e otimização do percurso dos seus veículos de distribuição.

Para José Leal e Silva, diretor executivo da Bee Engineering “A tecnologia existe para melhorar a atuação do ser humano, seja em que sector for, e é nesse sentido que a parceria de longa data com a DPD tem sido desenvolvida. Cada projeto que é realizado e cada interação visa sempre a melhoria processual ou de negócio na organização e é esta atitude que permite trazer reais melhorias ao negócio da DPD Portugal.”

Segundo Paulo Rosa, diretor de sistemas de informação da DPD Portugal “a parceria com a Bee Enginering tem-nos permitido disponibilizar ferramentas de melhoria da prestação do serviço aos nossos clientes, sendo de salientar o chatbot Maria que provou ser uma excelente aposta para o Serviço a Clientes da DPD, optimizado em contínuo pelas equipas internas das duas empresas”.

O Chatbot Maria, Follow My Parcel e Operations Control Center foram realizados por uma equipa multidisciplinar da área Turnkey da Bee Engineering. Estão planeados desenvolvimentos de novas iniciativas de transformação digital para a DPD Portugal, com vista a acrescentar valor e eficácia aos serviços que presta aos seus clientes.

Share This

Partilhar este artigo