A Rangel Logistics Solutions anunciou recentemente uma nova expansão na África do Sul. Durante a cerimónia de inauguração das suas instalações em Joanesburgo, a empresa anunciou o investimento que está a fazer na ordem de 2,1 milhões de euros para a sua expansão naquele país, e a abertura de um novo escritório na Zâmbia.

Segundo avança o operador logístico em nota de imprensa, o investimento envolve a aquisição de frota própria, crescimento da equipa local para criar 100 novos postos de trabalho até 2023, a expansão do armazém em Joanesburgo de 2500 m² para 5500 m², a abertura de novas instalações na Zâmbia e na fronteira da SA com o Namíbia (Nakop) e o Botsuana (Zeerust) em 2022 e várias novas geografias na África do Sul, incluindo Durban e Cidade do Cabo, até 2023.

Nuno Rangel, CEO da Rangel Logistics Solutions, comenta que “a aposta na África do Sul revelou ser muito positiva, superando as nossas expectativas iniciais em menos de dois anos. A posição estratégica de África do Sul no continente africano, faz deste, um ponto de ligação rodoviária a toda a África Austral, levando-nos a expandir as operações de forma a corresponder às exigências dos nossos clientes”.

Manuel Carvalho, embaixador de Portugal na África do Sul, considera que “perante todas as adversidades dos últimos anos, celebramos uma história de sucesso. E isso é algo que precisa ser reconhecido, elogiado e celebrado. Temos um ditado em português, que diz ‘Quando temos tormentas, alguns agacham-se, enquanto outros constroem moinhos’. E a Rangel está do lado da construção do moinho, recolhe a tempestade e faz com que sopre a seu favor”.

“Apesar da recente presença na África do Sul, temos assistido a uma grande procura (orgânica) por parte dos nossos clientes por serviços em África. Decidimos agora entrar num novo país, a Zâmbia, onde somos o primeiro operador logístico português no mercado. Isto reforçará o serviço inland da Rangel no continente, uma vez que cria pontos de ligação com os portos marítimos da África do Sul, a principal gateaway da região, e consegue oferecer transporte cross-border com entregas diárias para todos os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)”, comenta ainda Nuno Rangel.

A empresa de logística iniciou a sua entrada neste mercado através do seu serviço de Clearing Agent (despachante aduaneiro), depois de abrir as instalações de Joanesburgo, e abriu escritórios ao longo das principais fronteiras de Moçambique, Zimbabué e Botsuana: Komatipoort, Musina e Globlersburg, em 2021, e já conta com um vasto portefólio de clientes em transportes terrestres e actividades aduaneiras em África.

Até 2023, a Rangel planeia prosseguir com o seu plano de expansão, com novas aberturas neste continente, e com o reforço dos seus serviços de logística contratual e os serviços de transporte marítimo e aéreo internacional.