O transporte de pesados de mercadorias pode vir a sofrer consequências pela escassez de AdBlue no mercado, um aditivo obrigatório nos motores a diesel mais modernos que reduz as emissões poluentes, segundo a TSF.

Esta escassez surge devido ao aumento dos preços do gás e da electricidade, obrigando os três maiores produtores europeus de AdBlue a pararem temporariamente a produção.

Pedro Polónio, presidente da ANTRAM, explica que nos últimos meses, o preço já triplicou e já se verifica a escassez deste aditivo em alguns postos de abastecimento. “Neste momento o AdBlue custa, face ao período antes do Verão, três vezes mais, o que implica para as empresas de transporte um custo superior a 100 euros por mês só para AdBlue. Em termos do abastecimento começamos a notar algumas dificuldades em Portugal e em Espanha e já houve dias de ruptura”, confessa.

O responsável associativo afirma que actualmente mais de 70 a 80% da frota já utiliza AdBlue e, não havendo, implicará a paragem das viaturas. “Além disso, existe legislação europeia que obriga que uma viatura certificada como Euro 6, por exemplo, tenha que estar a consumir AdBlue sob pena de estar a cumprir esta certificação. Portanto, a escassez e interrupção da cadeia de abastecimento implicará a paragem de viaturas”, refere.

A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO) diz estar atenta a estas dificuldades. António Comprido, secretário-geral da associação, afirma à TSF que, para já, não há escassez, mas os postos de combustível confirmam dificuldades no abastecimento do aditivo, bem como a sua subida de preço.

Além de todas as questões relacionadas com o abastecimento, existe ainda a questão ambiental. Francisco Ferreira, dirigente da Associação Ambientalista Zero, explica que o “AdBlue é um composto fundamental para eliminar os óxidos de azoto lançados para a atmosfera e com consequências para a saúde”, e teme que haja algum facilitismo por parte dos condutores uma vez que os Centros de Inspecção Automóvel não têm capacidade para detectar a ausência do aditivo.