De acordo com um estudo da DS Smith é provável que mais de 1,3 mil milhões de euros de artigos vendidos a compradores europeus online durante o período da Black Friday tenham chegado, ou cheguem, danificados.

Mais de dois em cada cinco (44%) europeus planearam aproveitar as vendas da Black Friday e da Cyber Monday e, desses, 23% espera receber até três artigos com defeito ou danificados, o que representa um custo total de, pelo menos, 1,36 mil milhões de euros. De facto, 66% dos compradores já receberam artigos com defeito ou danificados na sequência de encomendas online.

A experiência causa “Frustração da Black Friday” com mais de dois em cada cinco compradores (43%) a afirmarem que os produtos que chegam partidos ou danificados são a consequência mais frustrante de receber uma encomenda. A chegada de uma encomenda danificada afecta os consumidores emocionalmente, deixando os europeus desapontados (45%), irritados (33%) e frustrados (25%).

Quando se trata de devolver artigos, em média, os europeus revelam que os produtos com um valor inferior a 26 euros não merecem o esforço para efectuar a devolução. Entre aqueles que não devolvem artigos danificados, 43% dizem que não vale a pena o incómodo, 41% que devolver custaria tanto quanto pagaram originalmente pelo artigo e 23% que tentariam reparar o produto em casa.

As devoluções significam também uma perda de receitas valiosas para as marcas e retalhistas, uma vez que 57% dos compradores preferem receber um reembolso, em contraste com os 33% que pedem uma troca. 40% hesitam em comprar a uma marca novamente, caso já tenham recebido produtos danificados da mesma.

Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria, referiu: “Este estudo mostra que os consumidores estão fartos de receber produtos danificados. Felizmente, existe uma solução: uma das formas mais eficazes de garantir que os artigos chegam em segurança é usar o packaging adequado”.

“Além dos custos financeiros e emocionais relativos à entrega e devolução de artigos danificados, existe um custo ambiental. Trabalhamos em parceria com os nossos clientes para desenvolver sempre um packaging otimizado, que mantenha o produto seguro, proporcione uma óptima experiência de “unboxing” e tenha uma pegada ambiental mínima. Reduzir as devoluções evitáveis, as trocas e as emissões de carbono relacionadas beneficia os consumidores, os retalhistas e o planeta.”

Segundo a mesma fonte, os artigos que é mais comum chegarem danificados ou partidos são roupas (31%), artigos domésticos (26%), electrodomésticos como chaleiras e torradeiras (21%), artigos de entretenimento como livros, videojogos e DVDs (21%) e tecnologia pessoal como portáteis, tablets e smartphones (21%). Quase um quinto dos compradores fica frustrado quando o packaging é muito maior do que o necessário (18%) e um em cada seis quando os produtos chegam com
packaging desnecessário (16%).