A gigante do comércio electrónico, Amazon, reinventou o seu processo logístico, desde os aviões aos camiões, bem como a motivação dos trabalhadores, de acordo com o El Economista citado pelo Jornal Económico. O objectivo por trás desta mudança estratégica é que nenhum cliente fique sem entregas ao domicílio.

Uma das novidades é o cargueiro Olive Bay que carrega agora contentores com o logótipo da Amazon. A maioria deles estão vazios, mas serão carregados com qualquer artigo que possa ser produzido na China a um preço “razoável”, num armazém da empresa.

Além de fretar cargueiros como o Olive Bay, aproveitando assim o espaço livre, a Amazon contratou 150 mil trabalhadores para reforçar a sua cadeia logística aumentando os seus salários e oferecendo benefícios extra-salariais.

Por sua vez, para combater a crise da cadeia de abastecimento, a gigante do comércio electrónico investiu 4000 dólares. Este valor irá permitir que todas as encomendas cheguem ao consumidor, dentro do tempo estimado, ainda que alguns camiões não circulem com a capacidade máxima. Os recursos de distribuição da empresa são a sua vantagem competitiva. Um ex-trabalhador afirma que a Amazon tem “rede própria de transporte, com os seus camionistas, navios e fábricas próprias na Ásia”. O seu poder logístico convenceu pequenos comerciantes mais cépticos a usarem a plataforma para vender os seus produtos.