A CHEP, em parceria com a BXB Digital, também do grupo Brambles, criou uma solução digital baseada em IoT para rastrear as suas paletes e contentores, de modo a aumentar a eficiência nas cadeias de abastecimento dos seus clientes. Esta nova tecnologia permite maior controlo e segurança nos fluxos de transportes e evita perdas de paletes da trajetória.

A CHEP equipou um conjunto de paletes e contentores com dispositivos de rastreamento no Sul da Europa, tendo como objetivo aumentar o acompanhamento das plataformas, bem como dos produtos transportados, oferecendo assim maior controlo e segurança aos seus clientes. Estes novos dispositivos possibilitam ainda um reforço ao nível de segurança, uma vez que evitam as perdas de paletes da trajetória circular.

Cerca de onze retalhistas e distribuidores em Espanha, França, Itália e Portugal participaram na fase de testes deste projeto, nomeadamente na deteção de ineficiências e pontos de perda de ativos ao longo das cadeias de abastecimento. Em breve a Grécia irá juntar-se ao grupo.

Jürgen Dietz, diretor de logística na cadeia de supermercados DIA, afirma que “graças a esta nova solução de rastreamento da CHEP, aumentámos o controlo sobre os nossos ativos e tivemos enormes ganhos ao nível da segurança nos vários fluxos”.

Os dispositivos permitem o acesso a informações como a localização e a condição das paletes e contentores à medida que estes se movem pela cadeia de abastecimento. Com esta solução, os clientes podem ter ainda acesso a outros dados como por exemplo as condições de temperatura e de qualidade do produto.

Alex Tello, responsável pela gestão de paletes do grupo logístico Carreras, reforça que “este projeto de colaboração dá-nos uma visibilidade end-to-end dos nossos fluxos de distribuição, o que nos permite realizar ações que visam melhorar o controlo e a gestão das nossas paletes”.

Marco Moritsch, vice-presidente sénior da CHEP para o Sul da Europa, explica que “combinar as nossas paletes físicas com as nossas soluções digitais possibilita a confirmação sobre a localização exata de uma plataforma ou de um produto e fornece informações valiosas para prevenir de forma proativa perdas, danos e possíveis custos inerentes.” Marco Moritsch reforça ainda que “a Internet das Coisas e as soluções digitais desenvolvidas pelo nosso parceiro BXB Digital dão-nos a oportunidade de mapear com precisão a cadeia de abastecimento global, identificando sinergias e eliminando ineficiências. No futuro, queremos reduzir a carga administrativa e usar a tecnologia para simplificar os processos e fornecer aos nossos clientes total transparência”.