É já esta sexta-feira, dia 26, a partir da Nova SBE, em Carcavelos, com transmissão em live-sreaming, que a Supply Chain Magazine organiza mais uma edição da SCM Digital Conference. “Cadeias de abastecimento: da ambição à acção” é o tema geral da conferência, numa altura de tantos desafios para a economia mundial, para o comércio global e para os profissionais de logística e supply chain.

Mais de uma dúzia de profissionais do sector vão estar em directo, a partir da Nova SBE, em Carcavelos, para partilhar propostas, pontos de vista e próximas etapas essenciais ao crescimento sustentável que todos ambicionam para o mundo e para as cadeias de abastecimento.

“Supply Chain – Supply China: Estaremos perante uma mudança de paradigma na cadeia de abastecimento?”. A pergunta e a provocação são de Rui Oliveira, partner da ONE AUTOMOTIVE ALLIANCE que abre a SCM Digital Conference com uma abordagem baseada num caso prático. Vamos, com a sua ajuda, olhar para a realidade de hoje e ver que perspectivas se apresentam para o futuro.

E depois do pontapé de saída, Rui Oliveira vai conduzir o debate “Gestão da cadeia de abastecimento: o papel do novo CEO” que junta à conversa Romeo da Silva, CEO da Bolloré Logistics; Susana Ratinho, partner da Cross Logistics; Miguel Pinto, CEO da Continental Advanced Antenna Portugal e Joaquim Vale, CEO, Santos & Vale. Normalmente, os CEO sonham com novos produtos para conquistar mais clientes e mais quota de mercado, planeiam formas para a empresa crescer e ganhar dianteira à concorrência… Mas estamos em 2021! A pandemia e os seus múltiplos reflexos na supply chain combinaram-se e as cadeias de abastecimento estão ao rubro. A gestão da cadeia de abastecimento está no centro das preocupações de quem comanda. O que é que desejavelmente vai ter que mudar? Que mudanças vêm para ficar? O que se espera dos CEO agora e no futuro? Emerge um novo CEO, com competências de supply chain ou o Chief Supply Chain Officer tendencialmente assumirá ainda mais protagonismo nas empresas?

Destaque também para a intervenção que junta Mariana Jota, Strategy Manager da Vonzu e Lúcio Miguel Simões, Area Manager Transports da Leroy Merlin. A pandemia veio acelerar significativamente o crescimento no e-commerce. Esse crescimento tem sido acompanhado por vários desafios na Last Mile Delivery, sobretudo para retalhistas e operadores logísticos. A chave para estes desafios está na tecnologia. Maria Jota e Lúcio Miguel Simões vão revelar como é que na prática a tecnologia ajudou um grande retalhista a enfrentar e responder aos desafios da última milha.

E se potenciar a performance a nível de supply chain é uma das suas prioridades/preocupações não perca a intervenção de Fernando Sousa, Director da NLS e de Paulo Rosa, Senior Account Manager da INFOR que, em conjunto, trazem a esta conferência a sua visão sobre o desafio e as questões que hoje enfrentam as cadeias de abastecimento e para onde a Supply Chain está a caminhar, impulsionada pelos sistemas de informação.

Imperdível também é a intervenção de António Galrão Ramos, Professor do ISEP: “Amazon last-mile routing Research Challenge: competindo com os melhores”.

O evento encerra com um painel que vai debruçar-se sobre o tema que dá o mote à conferência: “Cadeias de abastecimento – Da ambição à acção”. Perante tudo o que temos estado a viver, levanta-se a questão: as cadeias de abastecimento, afinal, são parte do problema ou a solução? É tempo de explorar novas percepções e outras estratégias? De criar ferramentas que impulsionem verdadeiramente a mudança? O mundo pede reflexão ou esta é a altura para fazer uma inflexão na rota traçada? A moderação e condução do debate vai estar a cargo de Franscisco Rocha, Senior Manager da Capegemini que vai ter consigo Bárbara Fraga, Logistics & Supply Chain Director da Cerealis, Nuno Pereira da Silva, Head of Industrial & Logistics, CBRE e Cristina Marques Jorge, Logistics Director da Efacec.

O suporte continua a ser digital, numa altura em que a saúde pública volta a recomendar alguma precaução, mas o objectivo da Supply Chain Magazine ao organizar mais esta SCM Conference, esse, é real e muito concreto: que este meio dia de reflexão e partilha funcione como a rampa de lançamento para a grande conferência de logística de 2022, em que já estamos a trabalhar e que acontecerá nos dias 9 e 10 de Maio, no grande auditório da Nova SBE. Mas, por agora, junte-se aos líderes que vão estar em directo, a partir da NOVA SBE, para partilhar propostas, pontos de vista e próximas etapas essenciais ao crescimento sustentável da supply chain.

Para conhecer os oradores, os temas e reservar o seu lugar, visite o site da SCM DIGITAL Conference.