O Grupo Sovena, empresa portuguesa detentora, entre outras marcas, da Fula, acaba de anunciar a entrada no capital da EcoXperience, empresa do universo MSTN Group, detentora da Mistolin, S.A., uma referência na área da detergência. A EcoXperience é um projeto pioneiro no mundo, que transforma óleos alimentares usados em detergentes.

Empenhado em dar resposta aos desafios da sustentabilidade global, o Grupo Sovena acredita que a solução para reequilibrar o planeta passa por seguir o exemplo da Natureza onde tudo tem um propósito, transformando-se os desperdícios em novos recursos. Esta operação constitui, por isso, mais um passo nesse desígnio integrando, na sua cadeia de valor, sob um conceito de economia circular, a reconversão dos óleos alimentares em detergentes ecológicos.

Para Jorge de Melo, CEO do Grupo Sovena, “esta operação reflete a nossa essência, que passa por acrescentar valor à cadeia, com decisões sustentadas e sustentáveis. Nesta medida, a associação à EcoXperience permite-nos reforçar a adoção das melhores práticas de valorização dos recursos e de eliminação dos desperdícios ao longo de toda a cadeia de produção.”

A EcoXperience é uma empresa 100% portuguesa de base tecnológica, que nasceu em 2016 no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Tudo começou com a investigação de reagentes saponificadores, amigos do ambiente e biodegradáveis, para a transformação de óleos alimentares em kits científicos de sabão líquido. Mais tarde, alargou-se a tecnologia ao desenvolvimento de novos produtos de limpeza, obtidos e comercializados sob um conceito de economia circular.

Os óleos alimentares, depois de recolhidos, transformados, reciclados e valorizados, são colocados no mercado como detergentes biodegradáveis, com baixo impacto ambiental. A estes atributos inerentes ao processo, junta-se a filosofia de venda a granel da marca que, em 2020, evitou enviar para o lixo mais de 40 mil embalagens de utilização única.

Para César Henriques, sócio fundador da EcoXperience “A entrada da Sovena reforça a estratégia da nossa empresa, que tem o ambiente, a sustentabilidade e a economia circular como foco principal e que, juntamente com a Mistolin – MSTN Group, aporta um conjunto de sinergias com uma enorme mais-valia para o projeto. Acreditamos que esta categoria de produtos e de detergentes ecológicos continuará a crescer nos próximos anos, e contar com o know how e a credibilidade de uma empresa como a Sovena será importante para adequarmos a resposta à necessidade do mercado e acelerar o crescimento nacional e internacional do nosso conceito inovador”.

 

Share This

Partilhar este artigo