O Projecto Café Circular é a nova aposta da Nestlé Profissional para a sustentabilidade, dando uma nova vida às borras de café que seriam desperdiçadas. Com a parceria com as marcas Sical e Buondi, as pessoas podem recolher gratuitamente pacotes de borras nas cafetarias Bagga e supermercados GO Natural por todo o país, podendo estas ser utilizadas para melhorar as características dos solos para as plantas.

Esta aposta na sustentabilidade através da economia circular procura que os próprios consumidores também façam parte do processo e que façam parte da mudança. “Todas as mudanças fazem a diferença. Esta é uma medida que pretende incentivar a reutilização, o minimizar do desperdício e o cuidar da natureza e da biodiversidade. São preocupações que não podemos deixar de ter, e cada gesto, cada acção, cada medida conta”, explica Victor Manuel Martins, director ibérico da Nestlé Profissional.

As borras de café podem ser diluídas em água ou colocadas directamente no solo, e “ao aplicarmos as borras de café no solo, estamos a devolver à terra aquilo que ela nos deu, que foi o grão do café”, comenta João Graça, marketing manager da empresa.

Até ao momento as borras distribuídas são dos cafés Sical e Buondi, mas a empresa pretende também estender o projecto às marcas Nescafé, Tofa e Christina, bem como a muitos mais estabelecimentos em todo o país.