A Hyster e o seu distribuidor autorizado em Portugal, a GAM, estabeleceram objetivos ambientais a serem atingidos até 2026. A fabricante de equipamentos de movimentação revela, agora, o progresso das suas iniciativas de fabrico verde e de produtos e soluções concebidas para ajudar os clientes a atingir os seus objectivos de sustentabilidade.

“Parte do objectivo global é reduzir significativamente a nossa pegada global de carbono“, explica Conal McNally, engenheira ambiental da Hyster Europe. “Além disso, foram estabelecidos objectivos ambientais para reduzir as emissões de carbono, as emissões de COV das operações de pintura e resíduos perigosos em 30% e o consumo de água em 20%. O nosso objectivo é também atingir a descarga zero de resíduos em todas as instalações e oferecer uma gama mais vasta de produtos alternativos que permitam aos clientes reduzir as emissões de forma rentável“.

A maioria dos processos de fabrico gera, normalmente, resíduos. Como fabricante global de produtos industriais, a Hyster reconhece a importância da utilização responsável dos materiais e está a pressionar para mitigar a sua pegada em todos os aspectos da cadeia de valor. A maioria dos resíduos criados no fabrico de empilhadores Hyster é, agora, reciclada. Por exemplo, na fábrica de Nijmegen, nos Países Baixos, qualquer resíduo não reciclável é incinerado na instalação de queima e o calor excedente é utilizado para aquecer o edifício da fábrica e casas próximas. Foram também instalados painéis solares para fornecer parte da energia à central. “Já atingimos o nosso objectivo de zero resíduos para aterro na nossa fábrica em Nijmegen“, acrescenta Conal McNally.

“Para além de implementar processos de fabrico sustentáveis, estamos também a evoluir em toda a gama de produtos Hyster, para emissões baixas ou zero, com avanços-chave na tecnologia e design“, diz Conal McNally. “Dos grandes equipamentos utilizados em portos e terminais, aos empilhadores de baixa capacidade em operações logísticas movimentadas, os produtos Hyster incorporam cada vez mais uma gama de soluções de energia limpa”.

Por exemplo, aplicações inovadoras de baterias de iões de lítio e células de combustível de hidrogénio estão a permitir ao fabricante desenvolver, pela primeira vez, equipamentos de movimentação de contentores e reach stackers com emissões zero.

2021 vê também o lançamento dos empilhadores Hyster J10-18XD, com baterias de iões de lítio e uma capacidade de elevação até 18 toneladas, para um desempenho comparável ao dos empilhadores com motor de combustão interna, mas com zero emissões. Isto segue-se ao recente lançamento da série J7.0-9.0XNL de empilhadores eléctricos de sete a nove toneladas com baterias de iões de lítio totalmente integradas e carregamento rápido.

“Uma grande parte da nossa abordagem verde é apoiar os clientes de múltiplos sectores industriais nos seus próprios objectivos de sustentabilidade com os produtos certos e as soluções de pós-venda certas, como lubrificantes neutros em carbono“, finaliza Conal McNally.