O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial está a organizar uma conferência para o tecido empresarial, com o objetivo de debater o futuro em matéria de Economia Circular e Sustentabilidade na indústria portuguesa. É já amanhã, quinta-feira, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

“Economia Circular e Sustentabilidade: Novos Paradigmas da Indústria” – é este o tema da IN Conference INEGI 2021, que junta líderes e executivos da indústria a especialistas nacionais e internacionais, amanhã, 21 de Outubro, no Centro de Congressos Alfândega do Porto.

A conferência vai reunir empresários, quadros técnicos e gestores de empresas do tecido industrial português, que pretendem debater os desafios do futuro, a curto e médio prazo. Um destes desafios é a procura por abordagens mais «verdes». Como afirma o presidente do Conselho de Administração do INEGI, Alcibíades Paulo Guedes, “é uma questão determinante para a indústria portuguesa e europeia nos próximos anos, nomeadamente em matéria de inovação de base tecnológica e de competitividade”.

Steve Evans, do Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge, vai explorar “Alguns Futuros para a Simbiose & Circularidade”, e Elin Bergman, do Nordic Circular Hotspot and Cradlenet, abordará a temática “Os Desafios da Transição para uma Economia Circular e da sua Implementação”.

Na mesa redonda da manhã será debatida a “Circularidade nos Processos, Produtos e Tecnologias”, com o contributo de Paulo Bessa, da Amorim Cork Ventures, Ricardo Vidal, da Interecycling, João Matos, do grupo DST, e Zenaida Mourão, do INEGI.

Já durante a tarde, o tema em destaque será “Novos modelos de negócio circulares: que caminhos?” e o debate estará a cargo de Miguel Gil Mata, da Sonae Capital, Benedita Chaves, da LIPOR, José Carlos Lopes, do Colab NET4CO2, e Anna Granskog, da McKinsey.

O evento será híbrido, disponibilizando aos interessados a possibilidade de participarem em regime presencial, no Centro de Congressos Alfândega do Porto, ou online.