O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou esta quinta-feira o novo edifício do Centro de Distribuição da Sonae MC na Azambuja, uma expansão que permitiu criar 300 novos postos de trabalho e elevar para mais de 1100 o número de pessoas envolvidas naquela operação logística.

A expansão do centro da Azambuja, que conta com 70.000 metros quadrados, criou 300 postos de trabalho e vai aumentar a capacidade de abastecimento às lojas Continente no Centro e Sul de Portugal continental e ilhas.

Segundo os dados divulgados pela empresa, todos os dias saem mais de 9.000 paletes de produtos para abastecer as lojas Continente. O projecto de ampliação deste entreposto contempla a integração do novo centro de pescado, bem como uma nova unidade de acondicionamento e preparação de peixe refrigerado.

Com este projecto, a retalhista concentra  o envio de frescos das lojas a Sul no mesmo local, permitindo uma redução de 20% das entregas e de 1.400.000 quilómetros percorridos por ano, o equivalente a uma poupança anual de 1.100 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

De referir ainda que, em Agosto, a empresa inaugurou através da Elergone Energia, a central fotovoltaica da Azambuja, que, com os seus 6.900 painéis, uma potência de três MWp e uma produção anual de quatro GWh, é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura da Península Ibérica. Foi um investimento de mais de dois milhões de euros, assegura 30% da potência do entreposto e evita a produção de mais de mil toneladas anuais de CO2.