A MEDWAY iniciou um novo serviço, a partir de Almendralejo, na Extremadura espanhola, com destino a Puerto Marín, na Galiza, para o transporte de madeira de eucalipto, destinada à produção de celulose. Grande parte do trajecto é efectuado em território nacional. Este serviço iniciou-se em Setembro deste ano, com a realização de três comboios-teste.

Carlos Vasconcelos, Presidente da MEDWAY, refere: “Este novo serviço enquadra-se na estratégia de expansão da MEDWAY de alargar a sua actividade no mercado espanhol, onde detectámos esta oportunidade. Trata-se de um serviço inteiramente novo, idealizado e executado integralmente em função das necessidades do cliente”.

O serviço, que poderá vir a ter uma frequência diária, é executado por uma composição com 13 vagões, capazes de transportar cerca de 900 toneladas, traccionados por uma locomotiva Euro4000.

Este projecto reforça o investimento do operador em Espanha, onde tem vindo a lançar vários serviços transfronteiriços ao longo dos últimos anos. Em 2020, a MEDWAY lançou o comboio Magalhães (Portugal/Madrid, via Mérida), estendeu o Medibéria a Barcelona; e iniciou o serviço no eixo Madrid/Córdoba/Valencia.

Em Junho, a empresa reforçou a sua frota no país vizinho, incorporando oito novas locomotivas, que se juntam às seis que já se encontravam a operar naquele mercado.