A SSI Schaefer lançou o WEASEL Lite, um veículo automatizado que, segundo a marca, se destaca pela sua alta rentabilidade a curto-prazo, bem como pela facilidade de integração em processos industriais 4.0 para PME.

O WEASEL Lite reduz as necessidades de transporte e carregamento dos operadores de armazém, uma vez que é projectado para transportar cargas pequenas até 35 kg. O novo AGV é “facilmente” integrado nos processos de logística existentes, já que recolhe e transporta automaticamente as mercadorias até ao seu destino.

Em comunicado, a empresa refere que a versão plug and play da linha WEASEL se destaca por fornecer acesso rápido e económico à automatização do armazém, bem como flexibilidade na conexão de áreas individuais sem a necessidade de controladores de frota superiores.

O seu funcionamento é “muito intuitivo”. Não é necessário nenhum conhecimento tecnológico especial para o colocar a funcionar, apenas um dispositivo móvel com conexão ao Bluetooth. Para iniciar o AGV é necessário estabelecer a rota e configurar o aplicativo móvel que irá controlar o veículo.

A estrutura para o funcionamento do sistema autoguiding é composta por fitas autoadesivas que são colocadas no chão, e uma linha preta na pista. Desta forma, consegue-se um suporte total com soluções personalizadas para as necessidades de automação de cada instalação, uma vez que pode ser planeado o fluxo e distribuição dos materiais, bem como definir a origem, destinos, rotas e estações de carga.

Markus Kuelken, VP de fluxo de materiais da linha de produtos da SSI Schaefer, afirma que o WEASEL Lite “é a evolução natural dos nossos produtos. A nossa intenção é democratizar a automação de processos na indústria de forma eficiente e económica. Com este AGV alcançamos essa meta e também contribuímos para melhorar significativamente os resultados dos nossos clientes”.