A Glovo anuncia que chegou a acordo para adquirir a Mercadão, que serve de mercado online para entregas rápidas de lojas como Pingo Doce, Odisseias ou Decathlon. Para complementar esta operação em Portugal, compra também a plataforma Lola Market, em Espanha.

As duas operações surgem no seguimento da estratégia de crescimento da marca Glovo e do objectivo de fortalecer a área de Q-Commerce.

Tanto o Mercadão como o Lola Market são plataformas de entregas on demand que ligam supermercados, mercados tradicionais e lojas independentes aos clientes e, juntos, têm um portefólio de mais de 30 parceiros. Ambas as marcas vão reter as suas respectivas identidades, serão independentes em relação à Glovo e vão ficar sob a liderança do CEO do Mercadão, Gonçalo Soares da Costa.

Este passo complementa as recentes aquisições da operação da Delivery Hero no Leste Europeu bem como a parceria de 100M€ com a Suíça Stoneweg, que actua na área de investimentos imobiliários. A Glovo prevê que a sua área de Q-Commerce alcance €300M de valor bruto de facturação em 2021 e espera mais que triplicar a mesma em 2022, para mais de €1,000 milhões. O objectivo é implementar e replicar o sucesso do Mercadão e do Lola Market nos mercados onde a Glovo opera, começando pela Polónia e Itália.

O CEO do Mercadão afirma que tem uma visão ambiciosa para o futuro das mercearias online. “Acreditamos que a experiência combinada das equipas do Mercadão e do Lola Market, associada ao alcance internacional da Glovo, vai permitir oferecer um serviço sem igual aos clientes. Estamos bastante entusiasmados e determinados em abraçar este grande desafio”, diz.

“Vemos um potencial enorme no marketplace de mercearias on-demand e ambas as empresas são fortes players locais nos seus respectivos mercados, dando-nos a oportunidade de fortalecer a nossa oferta de Q-Commerce. Com o Mercadão e Lola Market connosco, podemos construir melhores parcerias com retalhistas, oferecer aos nossos utilizadores a opção de compras planeadas e de abastecimento e oferecer um serviço mais completo. Estas aquisições representam um passo em frente para nós, pois neste momento conseguimos responder a todo o tipo de compras de mercearias, tornando a Glovo uma loja única para compras online destes produtos”, declara o CEO and co-fundador da Glovo, Oscar Pierre.